COORDENADORIA DE CULTURA E TURISMO DE QUISSAMÃ RECEBE EQUIPE DA UFF
O INTUITO DA REUNIÃO FOI APRESENTAR O PROJETO PROSPECÇÃO E CAPACITAÇÃO EM TERRITÓRIOS CRIATIVOS
Segundo os pesquisadores, a proposta se baseia em ativar empreendimentos criativos e expressões culturais em sua dimensão econômica, social e cultural através de prospecções que permitam identificar as potencialidades locais. Implementar processos de capacitação focados na obtenção de habilidades de produção cultural, processos comunicativos, formação em turismo cultural de base comunitária e em modelos de negócios inovadores voltados para empreendedorismo local, também estão inclusos.
Esse projeto faz parte da política setorial do Ministério da Cultura de fortalecimento de territórios criativos. A equipe gestora e executora ficará a cargo da Universidade Federal Fluminense, através do seu Instituto de Arte e Comunicação Social, o Laboratório de Ações Culturais e o Mestrado em Cultura e Territorialidades. Além do Quilombo da Machadinha, localizado em Quissamã, o bairro de Madureira, no Rio de Janeiro, a cidade de Paraty, também localizada no Rio e Cariri, no Ceará, são territórios desenvolvidos pelo Projeto.
A Prefeitura Municipal de Quissamã apoia a realização do Projeto e vai ser uma grande facilitadora, pois entende que trabalhar em parceria é sempre uma ótima solução. A Coordenadora Municipal de Cultura e Turismo, Marta Medeiros, acredita que a presença da Universidade irá potencializar as qualidades criativas do Território Quilombola da Machadinha e o objetivo pretendido é um grande desejo coletivo.
"O poder criativo desse território é apreciado e reconhecido pela beleza e ancestralidade, tanto é que despertou o interesse dos profissionais da Universidade Federal Fluminense. O objetivo da Universidade vai de encontro a proposta da Prefeitura Municipal de Quissamã. Essa interação significa qualidade de vida, dignidade, reconhecimento de direitos, sustentabilidade e respeito às tradições. Os frutos desse trabalho farão diferença na vida de todos nós", declarou Marta Medeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário