sexta-feira, 24 de julho de 2015

MEMORIAL FAZENDA MACHADINHA INICIOU A “OFICINA DE LEITURA CIRANDA DE LIVROS” NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA (03)

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM CULTURA E TURISMO

O OBJETIVO É INCENTIVAR O GOSTO PELA LITERATURA, O HÁBITO DA LEITURA E PROPORCIONAR OPORTUNIDADE PARA DIFUSÃO DA INTERPRETAÇÃO LITERÁRIA NAS CRIANÇAS ENTRE CINCO E 11 ANOS

Foto: Adilson dos Santos“Oficina de Leitura Ciranda de Livros”, para crianças da comunidade entre cinco e 11 anos - Foto: Adilson dos SantosOficina de Leitura Ciranda de Livros”, para crianças da comunidade entre cinco e 11 anosA Coordenadoria de Cultura e Turismo, iniciou na última sexta-feira (03), no Memorial Fazenda Machadinha, a “Oficina de Leitura Ciranda de Livros”, para crianças da comunidade entre cinco e 11 anos, com o intuito de incentivar o gosto pela Literatura, o hábito da leitura e proporcionar oportunidade para difusão da interpretação literária.
As crianças tornam-se autônomas nas decisões em relação aos títulos a serem lidos. Aprimorando nas escolhas dos livros e adquirindo critérios próprios de seleção dos mesmos. Melhoram significativamente na leitura das tarefas em casa. É trabalhado nelas também a postura, entonação de voz e falar em público.
Toda aula tem um tema diferente, mas eles sempre giram em torno da memória quilombola. Na aula realizada sexta, as crianças tiveram a oportunidade de entrevistar uma das pessoas mais antigas da comunidade, Ereotides de Azevedo, chamado carinhosamente de “Seu Tide”.
O assunto abordado foi Festa Junina e a aluna da Escola Municipal Felizarda Maria Conceição Azevedo, Iolanda Ribeiro de Azevedo, com apenas 10 anos, foi a entrevistadora. “Seu Tide” falou sobre as diferenças da festa de antigamente para os dias atuais.
A Diretora de Desenvolvimento Cultural e Turismo, Dalma dos Santos Ricardo, explicou que é fundamental valorizar toda a conquista do povo negro com o fim da escravidão, sempre confirmando a identidade cultural da comunidade e mantendo viva as nossas raízes.
As crianças desenharam, participaram do desafio da pescaria com perguntas e respostas para ganhar os brindes, leram e interagiram com o “Seu Tide” sempre demonstrando muito interesse e curiosidade sobre as histórias antigas. Segundo Dalma, o objetivo da oficina também é orientar a trabalhar com vários tipos de textos para informar, convencer, anunciar, deduzir e divertir o aluno, baseado em sua realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário