quarta-feira, 22 de julho de 2015

Obras de reforma e ampliação no Pronto Socorro Mário Pinotti começam nesta quinta-feira, 23

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 22/07/2015 16:01

  • / SAÚDE / 22/07/2015 16:01

    Prefeito Zenaldo Coutinho , secretário Sérgio Figueiredo e vereadores de Belém visitam as instalações do HPSM Mário Pinotti.


Dois dias antes do início das obras de reformas do Hospital de Pronto Socorro Mário Pinotti, do Umarizal, o prefeito Zenaldo Coutinho e uma comissão formada por vereadores de Belém visitaram as instalações do prédio, na tarde desta terça-feira, 21, para conhecer de perto o projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde de reforma geral e ampliação de setores do principal hospital de portas abertas do estado, com uma média de 400 atendimentos por dia. As obras iniciam nesta quinta-feira, 23, e a previsão é de que sejam concluídas em oito meses.
Pelo projeto, a área hospitalar, que hoje funciona com a realização de exames de diagnóstico por imagem (Raio-X e tomógrafo), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e hemodiálise, vai receber reforma total, atendendo as normativas vigentes do Ministério da Saúde. “O centro cirúrgico será reforçado, além de todo o restante do hospital que entrará nas normas do Ministério da Saúde quanto à parte estrutural”, detalhou o secretário municipal de Saúde, Sérgio Amorim Figueiredo, ao apresentar aos visitantes as intervenções no hospital. Amorim garantiu brevidade na reforma. “As obras devem terminar o mais rápido possível e para isso não estamos medindo esforços”.
Durante a visita o prefeito mostrou aos parlamentares as áreas do hospital que já haviam recebido a primeira reforma e esclareceu sobre como será o atendimento após a conclusão das obras. “Vamos ter a nossa porta de entrada com classificação de risco dentro do protocolo de Manchester, que vai classificar os pacientes através do uso de cores que definem rapidamente qual a situação do paciente, o que resulta em atendimentos mais rápidos”, explicou o prefeito, que também informou que todo o hospital será informatizado para melhor fluxo de informações dos pacientes.
Após a vistoria ao HPSM Mário Pinotti, o prefeito e a comissão de vereadores, junto com técnicos da área da saúde, seguiram para o Hospital Samaritano que está sendo adquirido pela Prefeitura de Belém e vai funcionar como retaguarda da rede de urgência do município. “Este vai ser um grande hospital municipal e como nós estamos em fase de desapropriação, fiz questão de fazer essa visita e conversar  com os proprietários. Provisoriamente, neste período que estamos ajustando a rede de suporte de urgência e emergência, o Samaritano fica com a parte antiga disponível, com a ala cirúrgica, mais 28 leitos funcionando provisoriamente até que a gente faça os ajustes”, informou Zenaldo.
Ministério da Saúde avalia o projeto
A técnica de apoio à rede de urgência e emergência do Ministério da Saúde Valmira Costa esteve em Belém nesta terça-feira, 21, para analisar o projeto de reforma do HPSM Mário Pinotti. Ela avaliou como positiva a proposição elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde. “Todo o projeto está dentro das normativas vigentes do Ministério da Saúde. Hoje, nós precisamos de uma classificação de risco que esteja voltada para um atendimento resolutivo e que esteja pensando na segurança do paciente e na humanização. Na planta baixa que eu verifiquei agora com a equipe técnica, percebi que existe uma preocupação de como o hospital deve funcionar de fato. O desenho que os engenheiros e arquitetos mostraram informa, realmente, que eles ficaram preocupados com a classificação de risco e o fluxo que foi desenhado dá essa garantia, pensando na disponibilidade do médico ir até onde o paciente está”, observou.
Texto: Kezia Carvalho
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Secretaria Municipal de Saúde (SESMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário