quinta-feira, 2 de julho de 2015

E-mailImprimir
Ao completar 18 anos a Mostra de Dança Expodance chega pela primeira vez à cidade de Macaé neste fim de semana. Em sua décima oitava edição reúne mais de 700 bailarinos circulando em cinco palcos: Realengo, Campo Grande, Jacarépaguá, Macaé e Penha. No próximo sábado (04/07), a mostra entra em cena no Teatro Municipal de Macaé, ocorrendo em duas sessões, às 16h e 18h30. A Expodance é apoiada pela Fundação Macaé de Cultura e terá a participação dos alunos da Escola Municipal de Dança e de outros grupos locais. Os ingressos para acesso ao evento já se encontram à venda na bilheteria do teatro a partir das 14h, a preço promocional de R$ 20.
Considerado um dos maiores encontros da dança no Rio de Janeiro, a Expodance completa a maioridade com todo vigor, auxiliando na formação de platéia para a dança, integrando bailarinos e coreógrafos, estimulando os novos talentos, criando oportunidade para a mostragem dos trabalhos com estruturas adequadas, divulgando grupos e escolas de dança. Nos palcos em que é apresentada, leva ao público a beleza dos movimentos do Ballet Clássico, Moderno, Contemporâneo, Jazz, Sapateado, Estilo Livre, Danças Urbanas (Hip Hop / Stiletto / Break Dance), Dança de Salão, Dança do Ventre, Afro, Dança Profética (Gospel), Dança Folclórica e Dança Flamenca. O intuito é exatamente misturar, integrar, unir estilos, pessoas e a cultura de cada região. 
A atual diretora da Escola Municipal de Dança, a bailarina e coreógrafa Ivana Mussi declara que eventos como a Expodance dão oportunidades para jovens artistas mostrarem seus talentos ao público."Esse encontro promove um intercâmbio de saberes  entre coreógrafos, bailarinos e escolas de dança. É uma grande oportunidade de promover a arte local e contribuir para a formação de platéia para a dança ".  A escola se apresenta nas duas sessões no total de seis apresentações que será divididas em categorias infantil e adulto entre as  modalidades, jazz, ballet clássico e danças urbanas. 

(Veja a programação completa da E.M de Dança ao final da matéria)

A Expodance tem formato não competitivo, consistindo em apresentações de grupos, escolas e companhias de danças, oficinas gratuitas para as comunidades com diversas modalidades da dança, palestras gratuitas com profissionais renomados que falam aos bailarinos e coreógrafos das próprias experiências e vivências. Além disso, promove a exibição de vídeos, documentários e programas sobre dança para os bailarinos e coreógrafos presentes nos dias do evento. Tem ainda produção de mesas de debates que ampliam conhecimentos de diretores artísticos, coreógrafos e responsáveis pelos espaços, escolas e grupos dos lugares onde a mostra se realiza.

Com a continuidade, o projeto se tornou referência e ponto de encontro para bailarinos e coreógrafos. Além dos novos talentos que despontam no projeto, a Expodance já recebeu grandes nomes do cenário da dança, entre eles Deborah Colker (coreógrafa de uma das principais companhias de dança do país, reconhecida internacionalmente), Maria Antonieta (a saudosa primeira dama da dança de salão no Brasil) e Fly (coreógrafo/diretor do programa da Xuxa / ex Rede Globo).

"Adolescentes do projeto se tornam coreógrafos, professores e alguns já participam com seus próprios grupos e escolas de dança. Iniciamos mapeando algumas áreas carentes. fomos buscar profissionais consagrados como Deborah Colker, que sabe como as dicas e estímulos aos principiantes são fundamentais à permanência nas salas de dança, para que possam dar o melhor de si. Muitos saíram do tráfico através da arte. Na Expodance, todos são valorizados como artistas.  Desta forma se cumpre o papel de um projeto sócio cultural, onde a arte, a cultura e a educação estão integradas", comentou Anderson Rocha, idealizador e produtor da Expodance.

 

Escola Municipal de Dança de Macaé na Mostra Expo Dance

1º Sessão  
Danças Urbanas - Profº Rafael Souza 
Coreografia - Vídeo Game
Turma - Infantil
     
Ballet Clássico - Profº Eduardo Mury
Coreografia - Harlequinade (Remontagem do Pas de Deux e do corpo de baile do Ballet Clássico de Repertório de Márius Petipá)
Turma - Adulto
     
2ª Sessão
Danças Urbanas - Profº Michel Cordeiro
Coreografia - URBE
Turma - Adulto

Danças Urbanas - Profº Michel Cordeiro
Coreografia - Na Batida
Turma - Infantil

Jazz - Profª Vanessa Barcellos
Coreografia - Brincadeiras de Crianças
Turma - Infantil

Jazz - Profª Vanessa Barcellos
Coreografia - Venha Dançar, Curtir e se Divertir
Turma - Adulto

Última atualização em Qui, 02 de Julho de 2015 21:40

Nenhum comentário:

Postar um comentário