sexta-feira, 24 de julho de 2015

"Tonito por Tonito: vida, ofício e obras": Justa homenagem no Solar dos Mellos



Um projeto de grande magnitude cultural  foi idealizado por uma conceitada equipe de servidores e historiadores do Solar dos Mellos, que teve como principal foco  homenagear os 90 anos do saudoso e historiador  macaense Antonio Alvares Parada  - professor Tonito. 


O projeto foi desenvolvido sob a coordenação da Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico e Cultural de Macaé, da Fundação Macaé de Cultura, com filmagens, entrevistas com diferentes pessoas que conviveram com professor Tonito. A ideia dos organizadores é preservar a memória cultural de Macaé. O historiador nasceu em 27 de dezembro de 1925 e faleceu no dia 15 de março de 1986.



Antonio Alvarez Parada, lecionou para uma gama de alunos nos educandários de Macaé,  foi escritor,  cronista, destacando-se como um dos maiores historiadores da cidade. Além de ter sido escritor, com diversas obras publicadas, Tonito compôs a poesia do hino da cidade de Macaé em parceria com o saudoso pianista  Lucas Vieira. 


Professor, cronista, pesquisador e grande contador das histórias de Macaé e região, professor Tonito, como era também conhecido, deixou o mais importante acervo histórico do município com seis livros editados em vida e três após sua morte. Sua produção intelectual ainda conta com textos inéditos e sua trajetória de vida confunde-se com a própria história da cidade onde nasceu em 27 de dezembro de 1925.


De acordo com a Vice-Presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, Gisele Muniz, a obra de Antônio Alvarez Parada é extremamente contemporânea. "Nosso desafio é levá-la a todos os cidadãos como forma de educação patrimonial e concretizar a ideia de que memória, cultura, cidadania e coletividade se aprende", disse.


Além da exposição, há ainda três iniciativas lançadas pela Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura para marcar os 90 anos de Tonito Parada: o Selo Comemorativo dos 90 anos, o reedição do livro "ABC de Macaé" e o passeio ciclístico dia 26 de julho, saindo do museu a partir das 8h. Será uma edição especial do projeto Lugares de Memória, que tem no roteiro pontos históricos de Macaé, retratados pelo professor em suas obras.


No início da década de 80, o historiador Tonito proferiu uma das mais importantes palestras de sua trajetória cultural, quando esteve na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, discorrendo com invejável habilidade e profundo conhecimento cultural, sobre a vida do Conselheiro João de Almeida Pereira Filho. Após uma  hora e meia falando com carisma sobre o Conselheiro e Ministro do Império, foi aplaudido de pé,  por uma seleta assistência formada por autoridades, historiadores, jornalistas e centenas de macaenses ilustres.   


A exposição "Tonito por Tonito: vida, ofício e obras" foi aberta ao público a partir de quinta-feira (23) no Solar dos Mellos, Museu da Cidade de Macaé. O horário de visitação é de 9h às 17h, nos dias de semana, e de 9h às 14h aos sábados. A entrada é gratuita.

Convidados ilustres, historiadores e funcionários do Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura e do Solar dos Mellos, prestigiaram a abertura da Exposição em homenagem aos 90  anos do saudoso e historiador  macaense Antonio Alvares Parada. (foto divulgação nas redes sociais)







 "Tonito por Tonito: vida, ofício e obras": Justa homenagem no Solar dos Mellos
  • Title : "Tonito por Tonito: vida, ofício e obras": Justa homenagem no Solar dos Mellos
  • Posted by : 
  • Date : sexta-feira, julho 24, 2015
  • Labels : 

Nenhum comentário:

Postar um comentário