NOTÍCIA NO DETALHE
Serviço de Radioterapia começa nesta terça-feira no Álvaro Alvim
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, e o secretário de Governo, Anthony Garotinho, inauguraram nesta segunda-feira (3), o Serviço de Radioterapia no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), representando a prefeita Rosinha Garotinho. Nesta terça-feira (4), o serviço começa a funcionar e os primeiros pacientes serão atendidos. Por mês, serão beneficiados 80 pacientes oncológicos.
A solenidade aconteceu no Auditório Professor Honor de Lemos Sobral, na unidade hospitalar. O principal equipamento do novo setor, o Centro de Radioterapia, chamado de acelerador linear, foi adquirido por meio de emenda orçamentária parlamentar do então deputado federal Anthony Garotinho, atual secretário municipal de Governo, cujo investimento está orçado em R$ 2,5 milhões.
- Há muito tempo a gente não vê a saúde funcionar como deve ser, com esta união. O Álvaro Alvim soube aproveitar a oportunidade com a aplicação da emenda parlamentar de Garotinho e, agora, quem mais vai ser beneficiado é a população que mais precisa do poder público. É um serviço de inigualável qualidade, que vai agregar ainda mais valor ao atendimento aos pacientes oncológicos de Campos. É uma vitória para o nosso povo – afirmou o vice-prefeito.
O secretário de Governo explicou que aplicou 50% da verba de emenda parlamentar, disponível a cada deputado federal, na área da saúde, o equivalente a R$ 30 milhões. Deste total, 70% aproximadamente foram destinados a Campos.
- Saúde foi uma das minhas prioridades enquanto deputado federal, porque entendo que os mais beneficiados serão as pessoas mais indefesas. Poucos lugares do mundo têm a oportunidade de contar com esse aparelho. Sabemos que o subfinanciamento do SUS não cobre os serviços ofertados, por isso, a Prefeitura complementa a contratualização com os hospitais com recursos dos royalties do petróleo. Também entendo que o elemento fundamental para superar a crise é a união. Espero que meu mandato esteja contribuindo para que este hospital cumpra sua missão – disse Garotinho.
Segundo Doutor Chicão, a cidade agora se torna polo regional no tratamento oncológico de alta complexidade. “Nenhum paciente com câncer, que necessite de tratamento radioterápico, terá que sair de Campos para ter sua demanda atendida”, disse.
O presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes, Márcio Sidney, afirmou que a medida provoca o fortalecimento do Sistema Único de Saúde na região.
Para o diretor superintendente do Hospital Escola Álvaro Alvim, Luiz Eduardo Castro de Oliveira, o novo serviço vai garantir a evolução do tratamento dos pacientes oncológicos. “Foi com muito profissionalismo que se buscou criar esse novo Serviço de Radioterapia. A missão deste hospital é cuidar dos pacientes e ajudá-los a superar a dor. E com o aparelho de acelerador linear, vamos garantir uma maior eficácia no tratamento”, destacou.
Por: Kamilla Uhl - Foto: Gerson Gomes - 03/08/2015 20:12:45
Nenhum comentário:
Postar um comentário