quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Prefeitura disponibiliza tratamento para quem quer parar de fumar

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 26/08/2015 17:55

  • / TABAGISMO / 26/08/2015 17:55

    Adoção de comportamento e estilos de vida saudáveis é o tema da programação da Sesma para o controle e combate ao tabagismo.


Após 40 anos como tabagista, José Pedro da Silva comemora dois anos longe do cigarro. A conquista é celebrada diariamente, com muita força de vontade e a busca por uma vida saudável, com mais paladar e mais proximidade da família. Aos 65 anos de idade, ele relata que hoje percebe o quanto o cigarro o afastava das pessoas.
“Eu não tinha noção do quanto eu incomodava pelo cheiro, pela fumaça. Agora sou eu que me incomodo com quem fuma. Tanto que na minha família ninguém fuma mais. O último que fumava levei para tratamento na Unidade Municipal de Saúde do Telégrafo e ele também já não faz mais uso do cigarro”, comemora.
Segundo José Pedro, os benefícios são muitos. “Hoje tenho uma nova visão da vida, me sinto mais leve e um vitorioso, já que considero que, por mais que haja o tratamento, é a pessoa que precisa ter a força de vontade de querer parar de fumar”, enfatiza o aposentado, que já terminou o tratamento na Unidade Municipal de Saúde do Telégrafo e, sempre que pode, compartilha a sua experiência com a equipe da unidade e usuários. 
Controle e tratamento
Sob o tema “Adoção de comportamento e estilos de vida saudáveis”, a programação engloba palestras, trocas de experiências, atividades físicas e abordagem educativa com a comunidade.
Na manhã desta quarta-feira,26, as equipes de nutrição, do Programa de Controle do Tabagismo e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e do Programa Saúde do Idoso da Unidade Municipal de Saúde do Tapanã, saíram em caminhada pelas ruas do bairro para chamar a atenção da comunidade do entorno para os malefícios do cigarro e o tratamento gratuito disponível no SUS para quem quer parar de fumar.
“A caminhada foi um sucesso. Fizemos mais de 300 abordagens e conseguimos registrar 120 pessoas que têm interesse no tratamento. Isso é um número muito expressivo, pois mostra que ainda temos muito fumantes no bairro e que precisamos dar  incentivo através do cuidado com a saúde”, declara Thereza Dias, psicóloga do programa na UMS Tapanã.
Para a psicóloga, os resultados do tratamento são fruto de muita persistência. “Estamos com a primeira turma em atendimento. Das seis pessoas que iniciaram o tratamento, duas desistiram, três já pararam de fumar e uma já diminuiu consideravelmente o uso do cigarro. É um trabalho de formiguinha, cujo resultado é em longo prazo”, explica.
O tabagismo é considerado o maior responsável por mortes relacionadas a doenças crônicas no mundo, como doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias, sendo que o perfil da pessoa tabagista em Belém é do sexo masculino, na faixa etária antes dos 19 anos.
De acordo com Jacileia Costa, coordenadora da Referência Técnica de Controle do Tabagismo, nos últimos três anos, Belém conseguiu reduzir o número de pessoas tabagistas no município.
Segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, em 2013, Belém tinha 7,7% da população fazendo uso de derivados do tabaco. Em 2014, este número  reduziu para 7%. “Esta redução pode parecer muito pequena, mas já é um indicativo que estamos no caminho certo e que ainda há muito o que trabalhar. Hoje Belém é a segunda capital do norte com o menor índice de pessoas tabagistas, ficamos apenas atrás de Palmas, no Tocantins”, reforça Jacileia Costa.
A coordenadora ressalta que em Belém a redução está ligada à implantação do Programa de Controle do Tabagismo, que disponibiliza o tratamento gratuitamente nas Unidades de Saúde do Município.
Para quem quer parar de fumar, o tratamento está disponível nas UMS Marambaia, Telégrafo Jurunas, Bengui II, Tapanã e Tavares Bastos e na Ures Presidente Vargas. Em breve, a Prefeitura de Belém vai expandir o tratamento para as Unidades Municipais de Saúde de Icoaraci, Outeiro, Maracajá e Pratinha.
O tratamento funciona com terapia comportamental e associação de adesivos de nicotina e antidepressivo bupropiona. Uma equipe multiprofissional realiza este atendimento, que pode ser individual ou em grupo.
No próximo domingo, 30, uma ação educativa da Sesma na Praça da República, com atuação da Referência Técnica de Controle do Tabagismo e do Departamento de Vigilância Sanitária, vai orientar a população sobre os riscos do tabagismo e  a nova legislação antifumo, entre outras atividades. Toda a programação realizada pela Sesma durante a semana é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, comemorado em 29 de agosto.
Programação
Unidade Municipal de Saúde Tavares Bastos
Mobilização e orientação com a equipe multiprofissional e interdisciplinar do tabagismo da própria unidade.
Data: 27 de agosto  (quinta-feira)
Horário: 17h
Ação do Dia Nacional de Combate ao Fumo
Na Praça da República com participação de vários departamentos da Sesma.
Data: 30 de agosto (Domingo)
Horário: 8h às 12h


Texto: Paula Barbosa
Foto: João Gomes - NID Comus
Secretaria Municipal de Saúde (SESMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário