sexta-feira, 7 de agosto de 2015

QUISSAMÃ REALIZA X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA SEGUNDA (10)

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL

TEMA CENTRAL VAI DISCUTIR A CONSOLIDAÇÃO DO SUAS

Foto: Adilson dos SantosSecretária de Assistência Social de Quissamã, Renata Queirós - Foto: Adilson dos SantosA X Conferência Municipal de Assistência Social de Quissamã acontece na próxima segunda-feira (10), a partir de 8h, no Tatersal do Parque de Exposições Renato de Queirós Carneiro da Silva.
Objetivo do evento é promover um debate sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas) nos últimos 10 anos cujo tema é: Consolidar o SUAS de Vez Rumo a 2026. No encontro municipal, serão eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual de Assistência Social.
Na etapa municipal podem participar todos os envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa política pública, como trabalhadores da assistência social, representantes de conselhos municipais, representantes do Poder Legislativo e Ministério Público, entre outros.
Nessa edição, a conferência visa discutir a implantação do SUAS durante seus dez anos de criação, e os programas sociais que fazem parte de suas ações. No período da manhã será realizada a abertura oficial, leitura do Regimento Interno e aprovação, uma mesa redonda e debate. Já no período da tarde, acontece formação dos grupos temáticos para a discussão dos eixos, elaboração das propostas para a conferência estadual e eleição dos delegados.
A secretária de Assistência Social de Quissamã, Renata Queirós, lembra que a política nacional de assistência social é muito recente se comparada, por exemplo, à de Educação e Saúde. Criada em 2005 com base no SUS (Sistema Único de Saúde), foi incorporada à Lei Orgânica da Assistência Social em 2011. “Em função dessa pouca idade, ainda precisamos rever e ajustar várias questões desta política do Sistema Único da Assistência Social, que visa promover a superação de vulnerabilidades, de um povo tão diversificado como o nosso, do Brasil”, ponderou.
Nas Conferências, os debates são coletivos com participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário