Órgãos municipais atuam em conjunto na reforma da Praça da República
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 22/02/2016 16:29
Espaço de lazer e entretenimento bastante frequentado por moradores e turistas de Belém, a Praça da República abriga um importante conjunto arquitetônico que apresenta estruturas e monumentos já desgastados pela ação do tempo e de vandalismo. Para recuperar sua beleza e valorizar seu patrimônio histórico tombado, o espaço está recebendo uma reforma cujas etapas seguem conforme o cronograma planejado pela Prefeitura Municipal.
Enquanto a reforma avança, um núcleo de órgãos municipais que integram o programa Cuida Belém terá posto fixo no local, a partir desta terça-feira,23, para traçar estratégias de bom funcionamento da praça. “Vamos montar um posto na praça para que os órgãos verifiquem quais as suas responsabilidades no ordenamento dela e atuem de forma integrada para garantir todos os serviços”, explica o coordenador do programa, Thalles Belo.
O núcleo reunirá a Guarda Municipal, a Ouvidoria Municipal de Belém, as secretarias municipais de Meio Ambiente, Saneamento, Urbanismo e Economia, o programa Belém pela Vida e a Fundação Papa Paulo XXIII (Funpapa).
A empresa responsável pela execução da obra de reforma e restauro entregou, na semana passada, o mapeamento dos danos detectados nos 58 mil metros quadrados de extensão da praça, incluindo os onze monumentos que compõem o complexo. “Esse levantamento servirá de subsídio para a conclusão do projeto de restauro e é um dos requisitos exigidos pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional”, explica o diretor de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Urbanismo, Edinaldo Mácola.
O processo de recuperação iniciou em dezembro, com o isolamento de seis importantes monumentos da praça: a fonte luminosa, a fonte da Praça da Sereia, o monumento da República e três coretos. Os monumentos estão sendo priorizados para restauro, o que não precisa de autorização do Iphan. Serão reformados ainda os banheiros, instalações hidráulicas e elétricas, além de limpeza geral. O investimento nas obras é de R$ 4.179.772,87, com prazo de execução previsto para 12 meses.
De acordo com o secretário de Urbanismo, Adinaldo Oliveira, a meta agora é avançar nas obras de restauração. “Antes de avançar na reforma, foi preciso encaminhar várias questões para que tudo corra bem durante a obra e tenhamos condições de executá-la e devolver à população mais esse belo espaço revitalizado e com o patrimônio histórico preservado”, assegurou o secretário.
Coretos, estruturas de ferro, bancos, calçamento e demais equipamentos urbanos que fazem parte da praça, serão recuperados respeitando as características originais e históricas. O local vai receber um novo projeto de paisagismo que já foi aprovado pelo Iphan. A proposta é levar mais beleza e colorido ao local com novas espécies de plantas e flores, por meio do projeto Florir Belém, da Semma.
A praça terá toda a iluminação renovada, para melhor iluminar locais onde seja necessário. Os monumentos históricos vão receber iluminação cênica, um tipo especial que destaca e valoriza objetos e ambientes.
Medidas para garantir a segurança e combater a depredação do patrimônio histórico também já foram definidas. Um novo posto permanente da Guarda Municipal de Belém será construído no centro da praça. Por enquanto, a GMB reforçou a presença com agentes na área e está tomando providências para a instalação do monitoramento por câmera.
Para seguir com as obras, foi necessário o diálogo com as pessoas em situação de rua que ocupam espaços da praça. A Funpapa e o projeto Belém pela Vida atuam juntos para identificar as necessidades dessas pessoas e encaminhá-las aos serviços de assistência social do município.
Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário