Pacientes faltam às consultas agendadas e prejudicam restante da comunidade |
“Isto despende recursos públicos, consequentemente, o paciente não foi atendido e a situação prejudicou a oportunidade para outra pessoa que também necessita da consulta.” Rose Cristina Possato Penso |
Nas UBSs, índice de faltas permeia entre 25 e 30%. (Fotos: Sandro Scheuermann) |
No contraponto de tantas iniciativas e procedimentos que tornam a qualidade de promoção da saúde em Lages eficaz e referencial, como a estratificação de risco nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a eliminação da demanda reprimida em exames, a exemplo da mamografia, e a inauguração de novas Unidades nos bairros e da Central de Atendimento, está a questão da falta dos pacientes às consultas e marcações de exames agendados. O assunto preocupa a Secretaria Municipal da Saúde e fez com que o assunto fosse debatido e alternativas fossem levantadas. A Policlínica Eneo Pacheco de Andrade disponibiliza, via Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento em 20 especialidades médicas, distribuídas em mais de 40 profissionais, diariamente. Exemplos são angiologia, cardiologia, clínica geral, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, nefrologia, neurologia, pediatria, nutrição, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, reumatologia, urologia, geriatria, mastologia e pneumologia. Em 2015 foram agendadas 85.090 consultas no local, sendo que 13.118 pacientes estiveram faltosos ao compromisso que assegura as boas condições de sua saúde. “Ou seja, o médico estava aguardando à disposição e simplesmente o cidadão não apareceu. Isto despende recursos públicos, consequentemente, o paciente não foi atendido e a situação prejudicou a oportunidade para outra pessoa que também necessita da consulta”, salienta a secretária responsável pela pasta, Rose Cristina Possato Penso. As pessoas que não necessitam mais da consulta agendada ou que resolveram seu problema de alguma outra forma devem entrar em contato com a Policlínica pelo número 3251-7983 e comunicar a desistência ao menos com 24 horas de antecedência para que os atendentes possam se reorganizar e chamar um novo paciente para encaixe em seu lugar. Faltam de 25 a 30% nas UBSs Realidade semelhante é verificada quanto às consultas agendadas com cuidado de saúde programado, a prevenção, prestadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros. Entre 25 e 30% dos pacientes acabam não comparecendo às consultas e não avisam os profissionais. A ausência ocorre também em relação à marcação de exames de laboratório e de alta complexidade. Da lista dos exames de alto custo oferecidos pela Secretaria fazem parte cerca de 20 tipos, entre radiodiagnósticos, videoscópicos e cardiológicos. São eles densitometria óssea, ressonância magnética, tomografia contraste, mapa, espirometria, teste ergométrico, polissonografia, audiometria, eletroneuromiografia, ultrassom, raio-X, mamografia, colonoscopia, endoscopia, Holter e ecocardiograma. A partir de março deste ano a Secretaria da Saúde destinará um médico regulador para reavaliar todos os pacientes da fila de espera para a realização dos exames de alto custo, para dar celeridade e agilidade no encaminhamento dos pacientes. A atual gestão conseguiu equilibrar oferta e procura entre os exames de raio-X, mamografia e tomografia. Em 2012 a demanda reprimida de raio-X era de 7.101 exames; de mamografia 2.952, e de tomografia, 249 exames. Atualmente não existe demanda reprimida nestes três tipos de exame. No entanto, as recorrentes faltas por parte dos pacientes geram transtornos ao poder público e, obviamente, à comunidade. No caso dos exames de laboratório, grande número de pessoas são submetidas às coletas, porém, não comparecem para apanhar os resultados e, portanto, não mostram ao seu médico de referência para análise e diagnóstico. Desta forma, seu problema não será efetivamente atendido e resolvido. “Pedimos que cada cidadão se responsabilize pelo seu cuidado e pelo seu atendimento. Se por ventura não precisar mais do atendimento, que a pessoa, por favor, nos avise, pois há outros pacientes à espera, por vezes, durante um bom período”, aconselha Rose Possato. Comprometimento deve ser de todos Quanto ao Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), é prestado apoio ao município de Lages e região com duas ambulâncias de Suporte Básico de Vida, com média de seis atendimentos por hora. Em dezembro de 2015, para 997 chamados foi enviado viatura. Houve 1.084 trotes e 1.670 regulações/orientações pelo médico, tendo um total de 3.751 chamadas. Os trotes acabam ocupando tempo, profissionais e viatura que seriam direcionadas a chamadas verdadeiras, sérias, graves ou urgentes. Ou seja, devem ser evitados e denunciados. Uma série de assistências Além destes benefícios, a Secretaria da Saúde disponibiliza consultas de saúde bucal nas Unidades nos bairros e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), bem como consultas pré-anestésicas e cirurgias de catarata, adenoide e amigdalite. |
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
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