Game educativo colabora com aprovação em processos seletivos
Foto: Mauricio Rocha
Allan, Ana Paula, Andrew, João Vítor, Iago e Matheus (da direita para esquerda) ficaram entre os 10 melhores do Top 9 e comemoram os bons resultados no IFF e Imero
Foto: Mauricio Rocha
Matheus, que foi aprovado no IFF e no Imero, diz que, com o game educativo, sempre podia ter suas dúvidas respondidas
Foto: Mauricio Rocha
João Vítor foi aprovado no IFF e diz que, com o Top 9, estudar ficou mais divertido e dinâmico
Uma ferramenta de aprendizado desenvolvida pela Secretaria de Educação de Rio das Ostras vem ajudando adolescentes a alcançar resultados de excelência. O Projeto Top 9 – Estudos Avançados, que foi implantado no ano passado na Rede Municipal, estimulou estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental a se preparar para as provas de ingresso no Ensino Médio. Os primeiros 20 colocados no game educativo em 2015 conseguiram aprovação em processos seletivos concorridos, como o do Instituto Federal Fluminense (IFF) e do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero).
O Top 9 premiou os 10 primeiros colocados individuais, a melhor turma e a melhor escola no ranking do game. Allan Rodrigues, 15 anos, que estudou na Rede Municipal desde a Educação Infantil e concluiu o Ensino Fundamental na Escola Municipal Professora Rosângela Duarte Faria, foi o vencedor do Top 9. Segundo ele, a plataforma virtual se constituiu em um importante auxílio no aprendizado.
“Eu sabia que precisaria participar de processos seletivos para ingressar no Ensino Médio e não tinha ideia do que cairia nas provas. Com o Top 9, pude conhecer esse conteúdo e ainda contar com vídeo e outros materiais interativos. Comecei motivado no projeto, mas depois desanimei, achei que não conseguiria ganhar. A professora orientadora da minha escola e os demais professores me estimularam a continuar no game”, conta Allan, aprovado no curso técnico de Automação do IFF.
Por intermédio do game, muitos alunos se sentiram motivados a estudar e aprender fora da sala de aulas. Foi esse o caso de Matheus Lannes, de 15 anos, que cursou o 9º ano na Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos. “Quando tinha alguma dúvida, sempre podia acessar um vídeo ou texto explicativo disponível na plataforma. Passei no IFF e no Imero e optei pelo instituto de educação municipal, que é uma escola excelente”, afirma Matheus.
O estudante Iago Lima Toledo, de 15 anos, reforça que o projeto ajudou a prepará-lo para o processo seletivo, especialmente por estimular o desenvolvimento da lógica e a interpretação de texto. “Fizemos muitas questões de provas do IFF e Imero nos anos anteriores e isso foi uma grande ajuda”, acredita ele, que concluiu o Ensino Fundamental na Escola Municipal Professora Rosângela Duarte Faria e foi aprovado no Instituto Federal Fluminense.
Para muitos estudantes, a plataforma virtual motivou mais os estudos que as antigas apostilas. “Aprendia os conteúdos em sala de aula e não me sentia estimulado a sentar em casa para ler apostilas com muitas páginas. Com o Top 9, consegui estudar de uma forma mais divertida e dinâmica”, lembra João Vítor Novelli, de 15 anos, ex-aluno da Escola Municipal Professora Rosângela Faria Duarte, que também foi aprovado no IFF.
PAIS APROVAM GAME - “Acho que a competição do game educativo estimulou Allan a estudar ainda mais. Ele sempre foi um aluno muito aplicado e, na Rede Municipal de Ensino, teve excelentes professores”, reforça a comerciante Neuza Rodrigues ao falar do filho Allan, que foi o grande vencedor do Top 9.
A professora de Biologia Adriana Cupello, mãe de Ana Paula Cupello, de 15 anos, ex-aluna da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos, também elogia o jogo educativo. “Minha filha não precisou fazer um cursinho preparatório para ser aprovada no Instituto Federal Fluminense. Ela, que sempre foi estudiosa, ficou ainda mais aplicada com o Top 9”, diz Adriana.
“Na minha época de estudante, precisávamos ir à biblioteca para ampliar o conhecimento sobre uma determinada matéria. Agora nossos filhos aprendem pela internet e, com um game educativo como o Top 9, a motivação ainda é maior”, analisa Sibylla Güntensperger ao falar dos bons resultados do filho Andrew, de 15 anos, ex-aluno da Escola Municipal Nilton Balthazar. “Ele sempre foi dedicado aos estudos e agora conseguiu realizar o sonho de ingressar no IFF”, completa.
MOTIVAÇÃO COLETIVA - Professora da sala de informática do Ciep Brizolão Municipalizado Mestre Marçal, Willa Firmiano acompanhou o desenvolvimento dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da escola, grande vencedora do Top 9.
“Eles compraram essa causa, queriam participar e mobilizaram os professores e os demais colegas. A media que subiam no ranking do game educativo, a participação aumentou”, lembra Willa, falando da alegria desses alunos, que ganharam como prêmio a festa de formatura. Já a turma vencedora, que também foi do Ciep Mestre Marçal, foi contemplada com um passeio.
Os professores Suellen Mota e Daniel Aguiar, coordenadores do projeto, não escondem a satisfação com os bons resultados. “Nas escolas com maior participação no game, a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática aumentou. O Top 9 alcançou 70% dos estudantes do 9º ano nessas unidades de ensino”, informa Suellen.
Desenvolvedor web do game educacional, Daniel acredita que os bons resultados vão motivar os novos participantes. “Um dos diferenciais do projeto é conseguir promover o nivelamento de conhecimento, uma vez que, quando o aluno erra, tem acesso a uma aula sobre o assunto abordado na questão que não acertou”, explica. Se preferir, o estudante pode fazer essas aulas, compostas por vídeos, links e textos, antes de responder aos questionários.
COMO FUNCIONA - Desenvolvido pela Casa da Educação por intermédio do Departamento de Avaliação Educacional, seguindo o formato de um jogo eletrônico, o Top 9 em 2016 vai beneficiar cerca de 1.800 estudantes do 9º ano de 13 unidades de ensino. Com o objetivo de despertar hábitos de estudo e melhorar o aprendizado desses estudantes, conta com atividades em plataforma virtual e testes de aferição de conhecimentos.
Seguindo o modelo dos games tradicionais, os alunos devem ultrapassar diferentes níveis, com graus crescentes de dificuldade, para ganhar pontos. No Top 9 existem três rankings que medem, respectivamente, as pontuações individuais, de turmas e de escolas.
O game é composto por três módulos – Básico, Intermediário e Avançado – com cinco níveis progressivos de dificuldade. Cada unidade de ensino conta com um professor colaborador, que orienta sobre o uso da plataforma. Todos os participantes ganham pontos a cada nível que avançam e passam a integrar um ranking.
A Secretaria de Educação firmou parcerias com instituições de ensino e empresas para contemplar os alunos vencedores com bolsas de estudo integrais do Ensino Médio e cursos de idioma, além de outros prêmios também para escola, turma e professores colaboradores.
O Top 9 premiou os 10 primeiros colocados individuais, a melhor turma e a melhor escola no ranking do game. Allan Rodrigues, 15 anos, que estudou na Rede Municipal desde a Educação Infantil e concluiu o Ensino Fundamental na Escola Municipal Professora Rosângela Duarte Faria, foi o vencedor do Top 9. Segundo ele, a plataforma virtual se constituiu em um importante auxílio no aprendizado.
“Eu sabia que precisaria participar de processos seletivos para ingressar no Ensino Médio e não tinha ideia do que cairia nas provas. Com o Top 9, pude conhecer esse conteúdo e ainda contar com vídeo e outros materiais interativos. Comecei motivado no projeto, mas depois desanimei, achei que não conseguiria ganhar. A professora orientadora da minha escola e os demais professores me estimularam a continuar no game”, conta Allan, aprovado no curso técnico de Automação do IFF.
Por intermédio do game, muitos alunos se sentiram motivados a estudar e aprender fora da sala de aulas. Foi esse o caso de Matheus Lannes, de 15 anos, que cursou o 9º ano na Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos. “Quando tinha alguma dúvida, sempre podia acessar um vídeo ou texto explicativo disponível na plataforma. Passei no IFF e no Imero e optei pelo instituto de educação municipal, que é uma escola excelente”, afirma Matheus.
O estudante Iago Lima Toledo, de 15 anos, reforça que o projeto ajudou a prepará-lo para o processo seletivo, especialmente por estimular o desenvolvimento da lógica e a interpretação de texto. “Fizemos muitas questões de provas do IFF e Imero nos anos anteriores e isso foi uma grande ajuda”, acredita ele, que concluiu o Ensino Fundamental na Escola Municipal Professora Rosângela Duarte Faria e foi aprovado no Instituto Federal Fluminense.
Para muitos estudantes, a plataforma virtual motivou mais os estudos que as antigas apostilas. “Aprendia os conteúdos em sala de aula e não me sentia estimulado a sentar em casa para ler apostilas com muitas páginas. Com o Top 9, consegui estudar de uma forma mais divertida e dinâmica”, lembra João Vítor Novelli, de 15 anos, ex-aluno da Escola Municipal Professora Rosângela Faria Duarte, que também foi aprovado no IFF.
PAIS APROVAM GAME - “Acho que a competição do game educativo estimulou Allan a estudar ainda mais. Ele sempre foi um aluno muito aplicado e, na Rede Municipal de Ensino, teve excelentes professores”, reforça a comerciante Neuza Rodrigues ao falar do filho Allan, que foi o grande vencedor do Top 9.
A professora de Biologia Adriana Cupello, mãe de Ana Paula Cupello, de 15 anos, ex-aluna da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos, também elogia o jogo educativo. “Minha filha não precisou fazer um cursinho preparatório para ser aprovada no Instituto Federal Fluminense. Ela, que sempre foi estudiosa, ficou ainda mais aplicada com o Top 9”, diz Adriana.
“Na minha época de estudante, precisávamos ir à biblioteca para ampliar o conhecimento sobre uma determinada matéria. Agora nossos filhos aprendem pela internet e, com um game educativo como o Top 9, a motivação ainda é maior”, analisa Sibylla Güntensperger ao falar dos bons resultados do filho Andrew, de 15 anos, ex-aluno da Escola Municipal Nilton Balthazar. “Ele sempre foi dedicado aos estudos e agora conseguiu realizar o sonho de ingressar no IFF”, completa.
MOTIVAÇÃO COLETIVA - Professora da sala de informática do Ciep Brizolão Municipalizado Mestre Marçal, Willa Firmiano acompanhou o desenvolvimento dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da escola, grande vencedora do Top 9.
“Eles compraram essa causa, queriam participar e mobilizaram os professores e os demais colegas. A media que subiam no ranking do game educativo, a participação aumentou”, lembra Willa, falando da alegria desses alunos, que ganharam como prêmio a festa de formatura. Já a turma vencedora, que também foi do Ciep Mestre Marçal, foi contemplada com um passeio.
Os professores Suellen Mota e Daniel Aguiar, coordenadores do projeto, não escondem a satisfação com os bons resultados. “Nas escolas com maior participação no game, a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática aumentou. O Top 9 alcançou 70% dos estudantes do 9º ano nessas unidades de ensino”, informa Suellen.
Desenvolvedor web do game educacional, Daniel acredita que os bons resultados vão motivar os novos participantes. “Um dos diferenciais do projeto é conseguir promover o nivelamento de conhecimento, uma vez que, quando o aluno erra, tem acesso a uma aula sobre o assunto abordado na questão que não acertou”, explica. Se preferir, o estudante pode fazer essas aulas, compostas por vídeos, links e textos, antes de responder aos questionários.
COMO FUNCIONA - Desenvolvido pela Casa da Educação por intermédio do Departamento de Avaliação Educacional, seguindo o formato de um jogo eletrônico, o Top 9 em 2016 vai beneficiar cerca de 1.800 estudantes do 9º ano de 13 unidades de ensino. Com o objetivo de despertar hábitos de estudo e melhorar o aprendizado desses estudantes, conta com atividades em plataforma virtual e testes de aferição de conhecimentos.
Seguindo o modelo dos games tradicionais, os alunos devem ultrapassar diferentes níveis, com graus crescentes de dificuldade, para ganhar pontos. No Top 9 existem três rankings que medem, respectivamente, as pontuações individuais, de turmas e de escolas.
O game é composto por três módulos – Básico, Intermediário e Avançado – com cinco níveis progressivos de dificuldade. Cada unidade de ensino conta com um professor colaborador, que orienta sobre o uso da plataforma. Todos os participantes ganham pontos a cada nível que avançam e passam a integrar um ranking.
A Secretaria de Educação firmou parcerias com instituições de ensino e empresas para contemplar os alunos vencedores com bolsas de estudo integrais do Ensino Médio e cursos de idioma, além de outros prêmios também para escola, turma e professores colaboradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário