Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia
Investigação Científica da UFRJ qualificará Feiras de Ciências
23/03/2016 18:02:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Foto: Rui Porto Filho
O projeto da universidade irá contribuir para a Feira de Ciências nas Escolas
- Um dos três pilares do IMCT é a política de popularização da ciência. Nesse eixo, propomos difundir a curiosidade científica especialmente na educação básica. Para isso contamos com importantes parceiros, a UFRJ e a Secretaria de Educação. A primeira disponibilizando o conhecimento da academia; a segunda, divulgando e estimulando os educadores para esta formação. O incentivo à inovação precisa acontecer em todos os níveis para que realmente haja um impacto sobre a sociedade - disse o presidente do IMCT, Joelson Tavares.
Já o coordenador do projeto Feira de Ciências nas Escolas, João Sant’Anna, considera que o curso será uma oportunidade para que os professores adquiram novos instrumentos para orientar seus alunos em metodologia de pesquisa. “Pelo relato de docentes, alguns chegam a se afastar de propostas como a da Feira, por não se sentirem seguros como orientadores de trabalhos de pesquisa. Esta será uma grande contribuição da universidade, disse.
O curso não somente está aberto a educadores da rede municipal, mas também a das redes estadual e particular. O IMCT divulgou a proposta da universidade em todas as redes de ensino de Macaé, reforçando a proposta de formação de um Sistema Local de Ciência, Tecnologia & Inovação. Na oportunidade, todas as unidades de ensino médio de Macaé foram lembradas de encaminhar ao IMCT o formulário de inscrição no Projeto Feiras de Ciências nas Escolas de Ensino Médio, até quarta-feira (30). Esta também é a data limite para se inscrever no curso.
Para isso, é preciso enviar um e-mail para o endereço eletrônico ensinoquimica@gmail.com, com o assunto “Inscrição Curso Investigação Científica”. O resultado será divulgado no dia 4 de abril e as aulas estão previstas para os dias 12 e 26 de abril e 10 e 24 de maio. O curso será ministrado pelos professores: Bruno Monteiro, Leonardo Moreira e Nilcimar Souza. A carga horária total, 80 horas, compreende, além dos quatro encontros presenciais obrigatórios, que somam 12 horas, mais 68 horas de atividades on line.
Nenhum comentário:
Postar um comentário