Prefeitura de Belém lança projeto para combater a violência em eventos esportivos
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 05/03/2016 18:42
Com a intenção de contribuir para a redução dos índices de violência nos eventos esportivos, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, lançou, neste sábado, 05, o projeto Torcida Cidadã. Um projeto focado na integração social de crianças e adolescentes das torcidas organizadas dos clubes de futebol de Belém
"Este projeto é inédito. Não tem nenhuma prefeitura no Brasil que esteja voltada e comprometida com as torcidas organizadas para tentar reduzir os índices de violência. A gente precisa estreitar os laços. Nós queremos formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com o desenvolvimento da sociedade, aliando o esporte à socialização de crianças e jovens. E a participação das torcidas organizadas é o primeiro passo", explica o coordenador do projeto, Alexandre Damásio.
Inicialmente, serão beneficiadas, diretamente, 300 crianças e adolescentes na faixa etária de 10 e 17 anos, com aulas de futebol de salão, natação, basquete, vôlei, judô, jiu-jitsu e boxe. Os alunos ainda terão apoio social, jurídico, médico, odontológico e psicológico, além de educadores físicos qualificados para cada modalidade e material de treino incluso.
"Antes do torcedor, tem que existir o ser humano. O projeto pretende resgatar o respeito e a dignidade por meio do esporte, dando oportunidade a essas crianças e jovens", ressaltou o secretário Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Deivison Alves.
O projeto contará com o apoio de Clubes, Torcidas Organizadas, Associações Desportivas, Federações, Polícia Militar, Ministério Público, Conselho Tutelar, empresas esportivas, sindicato das empresas de ônibus, Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Secretária Municipal de Saúde, instituições de ensino públicas e privadas, e profissionais liberais.
As torcidas organizadas do Paysandu (Terror Bicolor) e do clube do Remo (Remoçada) já receberam as fichas de pré-inscrição e se comprometeram a entregá-las preenchidas, para a Secretaria, no prazo de dez dias. O objetivo é que as aulas do projeto comecem em 30 dias.
"Estamos muito felizes. A diretoria gostou muito do projeto, e nosso objetivo é dar oportunidades para essa juventude e ajudar a formar cidadãos", afirmou o componente da Remoçada, Diogo Ângelo de Souza Moraes.
A Sejel por meio do projeto Torcida Cidadã, ainda, pretende fortalecer o esporte amador e o bom rendimento escolar, para isso, será exigido dos interessados que, estejam devidamente matriculados, frequentando a escola e que tenham boas notas ou já tenham concluído o ensino médio. Além de reduzir em no mínimo 50% os índices de violência envolvendo as torcidas organizadas nos eventos esportivos, o projeto quer oferecer qualidade de vidas às famílias atendidas e assim resgatar crianças e adolescentes em situação de risco.
Texto: Tabita Oliveira
Foto: João Gomes / COMUS
Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL)
Foto: João Gomes / COMUS
Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário