Três projetos de artes cênicas foram aprovados no edital da Fumcul
Cada projeto tem encenações previstas, além de oficinas como contra partida para o município
2 / 3
Os proponentes passaram pela última etapa que foi entrevista com a equipe da Fumcul, quando detalhes de cada projeto foram especificados.
Os leitores podem ter, agora, algumas informações de cada projeto que deverão ocorrer a partir de abril.
Outros projetos foram aprovados em diferentes segmentos. A assessoria de imprensa da Fumcul, estará divulgando os projetos aprovados nos próximos dias.
Flautista de Ramelim
Inspirada num dos contos mais populares da literatura universal, a Cia. do Abração coloca em cena o espetáculo para crianças de todas as idades "O Flautista de Ramelim". A história é narrada, em forma de cordel, numa barraquinha de feira no interior do nordeste brasileiro.
Nesta história, Ramelim, uma pequena cidade do sertão nordestino, é infestada por ratos. Após várias tentativas fracassadas, o prefeito Raimundo, pressionando pelos cidadãos ramelinenses, contrata o flautista Joaquim para exterminar os ratos. O espetáculo ressalta temas relacionados à política e à valorização do artista e da criança na sociedade.
O projeto consiste, ainda, na realização de uma oficina de Arte Educação para professores da Rede Municipal de Ensino e suas apresentações do espetáculo destinada a professores e alunos. Para a produtora Letícia Guimarães será um trabalho importante pois ela mesma tem laços familiares com Paranaguá. "É um privilégio estar em Paranaguá onde tenho raízes. É um projeto para crianças de todas as idades, seja de 60 anos ou de 6 anos e aproveitar da arte do teatro", declarou.
Para ela, o formato do edital de Paranaguá, abrindo espaço para o cidadão de Paranaguá assim como para os artistas de outras cidades é muito bom e promove uma visão acolhedora e agregadora das artes cênicas.
Formigas
O projeto propõe a criação, montagem e apresentação do espetáculo "Formigas", que narra a história de uma mulher que apenas queria fazer um bolo e acaba por travar uma verdadeira guerra contra as formigas que habitam sua cozinha. Entre batalhas, que por vezes ela acredita vencer e por outras se descobre derrotada, ela amarga suas dores, suas perdas e fracassos, e na trilha das formigas, enquanto observa e arquiteta seus planos de vingança, ela passa todo tipo de infortúnios desfrutando de suas pequenas vitórias, percebendo também suas conquistas e qualidades. Através do cômico, do sensível e fabuloso, o espetáculo discute a aborda a importância da coletividade, da organização, precaução e colaboração.
Serão realizadas oito apresentações, sendo duas em Paranaguá e as outras nas comunidades insulanas, tendo como público alvo os moradores e comunidades, abrangendo estudantes, educadores, artistas, formadores de opinião e a comunidade em geral.
Terceira Margem
O projeto Terceira Margem compreende a criação, montagem e temporada de apresentações de uma obra teatral inédita que mergulha no universo temático, imagético e metafórico de João Guimarães Rosa. E como será uma encenação gestual, haverá a inclusão, pois os portadores de necessidades especiais surdos poderão assistir sem necessidade de intérpretes.
Classificação livre para toda a população de Paranaguá. Serão realizadas seis apresentações abertas ao público e gratuitas e duas apresentações exclusivas para alunos da rede pública de ensino.
O projeto, segundo seus proponentes pretende garantir acesso à cultura de forma mais democrática possível, formação de público teatral através da realização de debates e ações pedagógicas nas escolas, estimular o pensamento crítico com relação ao consumo de produtos culturais e à sensibilização pela arte, difusão da obra de João Guimarães Rosa.
> Encontre-nos no Facebook
> Veja os vídeos da TVPrefeitura em nosso Canal do YouTube
Jornalista: Luciane Chiarelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário