Secretaria de Educação
'Produzindo Autonomia' ganha reforço para oficina de sabão
27/06/2016 10:18:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Rui Porto Filho
Visão de sustentabilidade contribui na construção da cidadania
A ampliação do trabalho é fruto da parceria com a empresa, cujo container armazena o óleo excedente arrecadado na escola, que continuará com o Centro de Tratamento de Óleo. A novidade é que se o material não for utilizado na produção, a equipe da empresa - localizada entre a Rebio União e o Parque Municipal Atalaia - vai transformar o óleo excedente em biodiesel.
Caso haja esse excedente, a empresa fará doação de recursos audiovisuais para a escola. As produções de sabão são comercializadas na própria escola durante o Dia da Família na Escola e reuniões de pais, além de feiras que tratam de sustentabilidade.
Cada produto é vendido por uma média de R$2 a R$15. Em abril, a unidade recebeu oito litros de óleo. De cada dois litros de óleo são produzidos 12 tabletes de sabão. Com a comercialização, os alunos que mais se destacam recebem 20% da venda. A arrecadação também é revertida na compra de materiais para a própria oficina e participação em passeios e excursões.
Segundo a Secretária de Educação, Marilena Garcia, a parceria com a empresa segue o objetivo do projeto AÇÃO TransformAÇÃO. “A visão de sustentabilidade também está na construção da cidadania e para isso, empresários e gestores estão se unindo em prol de ações que visam o desenvolvimento do ensino", destacou.
RECONHECIMENTO - Além disso, o “Produzindo Autonomia" do Colégio Municipal será um dos destaques do quadro "Aluno nota 11". A atividade, com alunos das turmas de Robótica e Educação Especial, será uma das futuras atrações do programa "Como Será", exibido aos sábado, na Rede Globo.
Entre os entrevistados está o aluno Alex Yan Silva de Oliveira, de 14 anos. O estudante da sala de recursos multifuncionais, integrante da turma de robótica, confirma que a produção do sabão transforma a sua vida. Além de vender o sabão para ajudar na oficina e na compra de sensores para robótica, a produção também é utilizada na limpeza da escola.
Satisfeito com a nova dinâmica do projeto, o professor de Ciências e diretor da unidade, Éder Peçanha, afirmou que este passo é fundamental para o cotidiano dos alunos. “Este projeto contribui para o desenvolvimento de valores como organização, autonomia, colaboração, trabalho em equipe, experimentação laboral e preservação do meio ambiente. A perspectiva é que o projeto cresça cada vez mais com apresentação e vendas nas feiras e programações ambientais”, pontuou.
A oficina de arte "Promovendo e Produzindo", do "Produzindo Autonomia" do Ancyra é reconhecida pelos moradores e comerciantes do bairro e em toda região. Um dos orgulhos da unidade foi o prêmio de Responsabilidade Socioambiental Bacia de Campos, conquistado na Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos. A premiação apoia iniciativas de empreendedores sociais e núcleos de pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário