segunda-feira, 4 de julho de 2016

-Últimas Notícias

Foto: Ivana Gravina

Museu do Legislativo recordará história política da cidade

A Câmara Municipal de Macaé abre para visitação, a partir desta segunda-feira (4), o Museu do Legislativo, que funcionará na sede antiga da Casa, o Palácio Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo. O museu, inaugurado no dia 30 de junho, é fruto da Resolução 007/2014, proposta por Maxwell Vaz (SD), aprovada e publicada em dezembro de 2015. “A ideia é que ele seja uma ‘nave do saber’ que nos levará para conhecer e recordar a história da Câmara e da cidade”, definiu o vereador.

O prédio, construído em 1838, hospedou Dom Pedro II, em passagem por Macaé no ano de 1847, e tornou-se sede do Legislativo em 1860, tendo sediado, inclusive, a prefeitura, até 1993. Durante quase dois séculos, foi palco dos acontecimentos históricos do município, como a resistência ao regime militar, marcada pela ação de Cláudio Moacyr, a chegada da Petrobras e a luta pelos royalties do petróleo, até a transferência da Casa para a nova sede, em 2013.

“Além de receber o público em geral, queremos fazer parcerias com as escolas para envolver os jovens com os fatos e personalidades políticas que construíram a cidade. É uma visão histórica voltada para a formação política”, explica a diretora geral da Câmara, Denize Cardim.

“Temos grande acervo de documentos, fotos, obras de arte e também mobiliário antigo, reconstituindo as várias etapas históricas do Legislativo macaense. Destacamos, por exemplo, a réplica da ata da instalação da Vila de Macaé, de 1813”, informa Cleris Golzio, historiadora e assistente de arquivo da Câmara, membro da Comissão Especial que organizou o lançamento do museu.

O prédio apresenta como curiosidades o fato de já ter sido locação para a novela “O Bem Amado”, na década de 1980, e a presença, em seu acervo, da cadeira e de uma foto de Tziu, que foi engraxate de gerações de políticos e personalidades macaenses . “Eu ainda era criança, mas sei que por umas quatro décadas, trabalhando na Praça Gê Sardenberg (onde fica o Palácio), Tziu ouvia todas as fofocas, conhecia todas as histórias e sabia tudo da política da cidade”, lembra, bem-humorado, o presidente Eduardo Cardoso (PPS).

Visitação










O Palácio Dr. Cláudio Moacyr de Oliveira – Museu do Legislativo estará aberto à visitação, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com visitas guiadas às 10h e às 15h. Por questões logísticas, visitas de escolas serão agendadas apenas para terças e quintas-feiras. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (22) 2796-7850, ou pelo e-mail museudolegislativo@cmmacae.rj.gov.br.



Jornalista: Marcello Riella Benites
- See more at: http://www.cmmacae.rj.gov.br/portal/noticias/2246-museu-do-legislativo-recordar%C3%A1-hist%C3%B3ria-da-c%C3%A2mara-e-da-cidade.html#sthash.iflfaPho.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário