sexta-feira, 16 de setembro de 2016

NOTÍCIA

PEC dos gastos ajuda a sociedade a pensar o ajuste fiscal, diz Zeina Latif

Estabilização da economia

Economista-chefe da XP Investimentos avalia que medida vai levar a sociedade a um debate qualificado sobre o Orçamento
por Portal do PlanaltoPublicado16/09/2016 16h55Última modificação16/09/2016 16h55
A economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, avaliou que a proposta que cria um limite para a expansão dos gastos públicos vai levar a sociedade a um debate sobre prioridades no Orçamento. A partir dessa medida, a execução das despesas deve se tornar mais eficiente.
O Congresso Nacional deve começar, em breve, a avaliar a Proposta de Emenda à Constituição 241, que cria um teto para o aumento das despesas do governo. Quando ela começar a valer, os gastos de um ano terão de ser corrigidos pela inflação do ano anterior, ou seja, crescimento real zero.
“A Pec dos gastos é uma tentativa de estabelecer limites para o crescimento do gasto público. Não é um instrumento de ajuste fiscal, mas leva a sociedade a pensar em instrumentos para o ajuste fiscal”, argumentou.
Para Zeina, um exemplo dessa lógica é a reforma da previdência. “Temos um País que está envelhecendo, os gastos da previdência crescem em ritmo forte e se tem um limite imposto para esses gastos, significa que vamos ter de fazer uma reforma da previdência para que as pessoas recebem suas aposentadorias”, ponderou.
Disciplina fiscal
A economista ainda explicou que uma vez que se estabelece esse limite para os gastos, há um aumento da disciplina fiscal porque há um incentivo a mais para se debater a gestão das contas públicas. “É uma forma de repensar suas políticas públicas e ver se estamos gastando dinheiro onde realmente deveríamos”, afirmou.
Fonte: Portal do Planalto, com informações da XP Investimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário