quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Pesquisa revela que Belém deverá receber mais de 80 mil turistas durante o Círio de Nazaré 2016

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 01/09/2016 17:04

  • / RECEPTIVO / 01/09/2016 17:04

    Círio de Nazaré deve atrair mais de 80 mil turistas a Belém este ano.


Mais de 80 mil turistas devem vir a Belém em outubro de 2016 para participar da maior manifestação católica do Brasil, o Círio de Nazaré. Nesse mesmo período, a estimativa é de que mais de U$ 30 milhões de dólares sejam injetados na economia paraense por meio do turismo. Os dados são baseados em pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em parceria com o Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA) que foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 01, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia.
A pesquisa foi realizada durante o Círio 2015 e revelou o perfil do turista que frequenta a festa religiosa e quais seus principais gastos.  “O objetivo é formar um banco de dados e indicadores para o desenvolvimento turístico do Estado, além de identificar problemas, pois a nossa ideia é contribuir com as políticas públicas”, explicou o supervisor técnico do Dieese/PA, Roberto Sena.
Ainda de acordo com Sena, mesmo diante da crise econômica que afeta o país e a inflação em alta, as expectativas são positivas. “O turista que vem para o Círio tem uma renda boa – a maioria com renda de até 5 salários mínimos – e há 3 anos a procura por hotéis é de cerca de 30%, o que se mantém esse ano, e é uma procura muito boa”, declarou.
A pesquisa revelou também que cerca de 97% das pessoas que vêm a Belém para o Círio têm vontade de retornar; mais da metade do público (50,5%) é do gênero feminino; o principal meio de transporte utilizado é o avião (58,3%); mais de 57% dos turistas têm até 50 anos de idade; os principais pontos turísticos visitados são a Basílica de Nazaré, Estação das Docas e Ver-o-Peso; e a maioria dos turistas vem do Maranhão, Ceará e Rio de Janeiro.
“Para nós, da Belemtur, esses dados são particularmente importantes para termos noção do perfil do turista que vem pra cidade e quais os principais pontos turísticos visitados. Para que tenhamos sempre um ponto de informação nesses locais”, explicou a diretora da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), Bianca Franco, se referindo ao projeto Amigo do Turista, desenvolvido pela Prefeitura de Belém para recepcionar e orientar os turistas que chegam à cidade.
O projeto Amigo do Turista manteve para 2016 a expectativa de realizar 20 mil atendimentos, assim como em 2015. “É o evento que traz o maior número de turistas para a cidade, não tem outro mais importante, daí a importância desse projeto, que estará espalhado em 12 pontos estratégicos da cidade”, afirmou a coordenadora da Belemtur, Grazielle Carrera.
Romaria Fluvial - Durante a coletiva para a imprensa foi revelado ainda que em 2016, pela primeira vez em 31 anos, será realizada a pesquisa de perfil do turista durante a Romaria Fluvial. Setur e Capitania dos Portos aproveitaram o momento para realizar a entrega da bandeira de identificação das embarcações que participarão da Romaria e dos adesivos para os jet-skis.
“Hoje a compreensão do turismo como atividade econômica mostra que somos privilegiados no Estado do Pará por ter o Círio de Nazaré”, ressaltou o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes. “São mais postos de trabalho e mais renda sendo gerada para o Estado”, completou.
Para realizar a pesquisa, o Dieese/PA e Setur contaram com o apoio de 23 entidades, entre elas, a diretoria da Festa de Nazaré; Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob); Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma); Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur); Capitania dos Portos; Espaço São José Liberto; Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
O Círio de Nazaré 2016 acontece no dia 9 de outubro, em Belém.

Texto: Kennya Corrêa
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário