terça-feira, 4 de outubro de 2016

Aberta a inscrição de grupos para a Semana de Ciência e Tecnologia

04/10/2016 10:00:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Homens e mulheres uns ao lado do outro
Foto: Divulgação
Com o tema 'Ciência alimentando o Brasil', programação acontece entre os dias 17 e 22
Gestores e professores de escolas públicas e particulares da Educação Básica de Macaé devem ficar atentos ao prazo para inscrições de grupos de alunos para os eventos da programação da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece, em Macaé, de 17 a 22, abordando o tema "Ciência alimentando o Brasil". As inscrições terminam na próxima segunda-feira (10) e devem ser feitas por requerimento através de encaminhamento de e-mail para o endereço eletrônicosnctmacae2016@gmail.com.
As atividades da programação da SNCT, voltada para a Educação Básica, serão realizadas nos dias 18 e 19, na Cidade Universitária, bairro Granja dos Cavaleiros, no Núcleo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé) do bairro São José do Barreto (Nupem) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFF), no Novo Cavaleiros. A novidade deste ano é a participação, na mesma edição, das três instituições de ensino superior federal instaladas no município: a Universidade Federal Fluminense (UFF), a UFRJ e o IFF.

Experimentos já movimentam os colégios para a SNCT. O Projeto Feira de Ciências nas Escolas Públicas de Ensino Médio está ambientando a cidade para a curiosidade científica. Na manhã da próxima segunda-feira (10), a feira estudantil vai acontecer na Escola Estadual Rachel Reid Pereira de Souza, no bairro Aroeira. Todas as atividades da feira buscam, por meios inovadores, motivar estudantes e a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos.

- Para transformarmos Macaé em Cidade do Conhecimento é preciso se criar mecanismos que tornem a Ciência e a Tecnologia mais atraente e próxima ao conjunto da população, permitindo que o jovem a veja com mais naturalidade. "Quem dá oportunidade para que uma criança venha a querer ser cientista está estimulando a sua criatividade e a sua visão mais investigativa. Assim, a criança se apropria da sua realidade e cria soluções para os problemas, sendo mais inventiva", diz o presidente do Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT), Joelson Rodrigues.

No Colégio Estadual Doutor Télio Barreto, também na Aroeira, em 27 de setembro, teve início a fase de seleção dos melhores trabalhos em cada unidade. A apresentação das pesquisas pré-selecionadas nas escolas é um dos eventos da programação da SNCT. O objetivo deste projeto, assim como o da SNCT, ambos geridos no município pelo IMCT, é aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, promovendo eventos que congreguem instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica com uma linguagem acessível à população.

Confira a programação na Cidade Universitária - De 17 a 22 de outubro, das 13h às 22h, acontece o "Agenda Acadêmica do Instituto de Ciências Sociais da UFF Macaé", um evento de extensão acadêmica (aberto ao público). Já no dia 18 de outubro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, as ações planejadas para a Educação Básica são: 'Feira de Ciências das Escolas Municipais (Fecimac)', da Secretaria Municipal de Educação; 'Feira de Ciências das Escolas Públicas de Ensino Médio', do IMCT; 'Apresentação de Trabalhos Científicos IFF' e o 'UFRJ de Portas Abertas', projeto de extensão acadêmica.

No dia 18, das 9h às 12h e das 13h às 16h, o 'UFRJ de Portas Abertas' também estará acontecendo no Nupem e, no dia 19, no mesmo horário, haverá 'IFF de Portas Abertas' no IFF. A SNCT irá abordar a contribuição da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico na cadeia produtiva de alimentos, na promoção da segurança alimentar e no combate à desnutrição, que inclui a garantia do acesso regular e permanente de todas as pessoas a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente. Isso envolve ainda a orientação a pequenos agricultores sobre a agroecologia, de forma a integrar conhecimentos científicos e tradicionais para a proteção ambiental. Essa escolha se alinha à decisão da 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas de proclamar 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas.

Clique aqui e acesse a programação completa do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário