Lagomar já conta com abastecimento de água potável
07/10/2016 14:46:00 - Jornalista: Izabel Monteiro
Foto: João Barreto
Nova adutora irá beneficiar mais de 30 mil pessoas
No Lagomar, as ligações que levam a água às casas já estavam prontas e receberam pequenos ajustes para interligar à nova rede. A ampliação do abastecimento de água tem como meta acompanhar o crescimento da cidade no eixo da Linha Azul, beneficiando ainda Malvinas e Nova Esperança. Nesta fase em que a água começa a ser distribuída, alguns vazamentos podem ocorrer. Todas as ocorrências estão sendo acompanhadas pela Cedae e os reparos providenciados.
A nova adutora tem a capacidade de conduzir 500 litros de água por segundo, estando pronta para abastecer uma população de até 200 mil pessoas. O aumento do sistema de abastecimento prevê ampliação das elevatórias de água bruta de baixo e alto recalque; construção de novo reservatório com capacidade para 5 mil metros cúbicos; 12 mil novas ligações prediais; construção de 34.496 metros de tubos finos com diâmetros entre 50 mm e 200 mm, entre outras ações.
As ações trazem a água tratada do reservatório de Santa Mônica, com capacidade de 5.000m³ de água, até o trevo da Ajuda, levando a água ao Complexo da Ajuda (Ajuda de Baixo, de Cima, Planalto da Ajuda) e localidades próximas como Jardim Franco e Brisa do Vale, interligadas às redes existentes e garantindo o abastecimento à população.
As obras de ampliação do sistema de abastecimento de água na cidade começaram na Linha Azul, em fevereiro de 2014. Durante todos os meses da implantação da nova adutora, homens e máquinas trabalharam nas proximidades dos bairros Lagomar e Engenho da Praia e RJ-106 Norte (Rodovia Amaral Peixoto), concluindo os ajustes na instalação da nova adutora linha 2, através da qual a capacidade de abastecimento e tratamento de água passará de 700 para 800 litros por segundo.
Para as obras de instalação da nova adutora, a Cedae adquiriu 18 quilômetros de tubulação e trabalhou em duas frentes de obras: na zona rural e na área urbana. Na área rural. ocorreu a instalação de tubos de ferro fundido, de 600 milímetros, na Fazenda São Bento, em direção ao Canal do Teimoso, num trabalho que levou seis meses para ser concluído.
A linha instalada na área rural tem cerca de 1,7 mil metros e é a da rede de condução de água bruta que sai do Rio Macaé, passa pela Severina, pelo Canal do Teimoso, chegando à Aroeira, em frente à Guarda Municipal, onde se encontraram com as tubulações já instaladas que conduzem a água do rio até a Estação de Tratamento de Água do Morro de Santana, onde recebe o tratamento adequado e é direcionada ao Reservatório de Santa Mônica, sendo então conduzida para as localidades atendidas com o abastecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário