Visita Guiada atrai idosos ao Solar dos Mellos
07/10/2016 16:43:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo
Foto: Bruno Campos
Ação tem como proposta disseminar conceitos de Educação Patrimonial
Durante o evento, o coordenador do projeto, professor Bruno Rodrigues, ministrou palestras sobre os temas propostos: apresentação dos aspectos arquitetônicos do patrimônio material histórico, Solar dos Mellos; realização da própria visita guiada e amostra da síntese geo-histórica da cidade. Ele também levou aos participantes um vídeo sobre as lendas mais marcantes de Macaé.
- Passamos às pessoas assuntos sobre a importância do patrimônio histórico, suas revelações e o que promove na população. Ele mostra a identidade e a memória de um povo. Pode ser subdividido em: patrimônio material (monumentos, documentos, objetos de valor histórico e outros); imaterial (festas religiosas e outras) e natural (Pico do Frade, Peito do Pombo etc.) - explica Bruno.
Educação Patrimonial
Bruno conta que Educação Patrimonial, não é só uma integração entre Museu e Escola, mas também um movimento de apropriação dos valores culturais em parceria com a população. "O objetivo dela é firmar a identidade do cidadão macaense, por intermédio da história, da cultura e do legado da sociedade. Nisso, são valorizados conteúdos como a preservação, o cuidado e o apreço pelo Patrimônio Histórico", diz o professor
Visita Guiada
Criado em 2004, o projeto Visita Guiada - Integração Museu-Escola atende o público escolar (professores e alunos), proporcionando uma prática vivente da pesquisa. "Todos que participam desse projeto têm a chance de prestigiar histórias macaenses, antes desconhecidas.
Para atender o público, equipe da Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, que faz a gestão do Solar dos Mellos, firmou parceria em 2013 com a Secretaria Municipal de Educação.
Os interessados em participar do Projeto Visita Guiada, podem ligar para o Solar dos Mellos (22) 2759-5049 e agendar para segundas, terças, quintas e sextas de 14h às 16h ou para as sextas, de 9h às 11h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário