Teatro Serrador do Rio celebra 30 anos do Grupo Nós do Morro com programação especial
Da Redação
Espetáculos teatrais, sarau, oficinas e debate integram a programação especial em cartaz durante todo o mês de novembro no Teatro Municipal Serrador, na Cinelândia, Centro do Rio, em homenagem aos 30 anos do Grupo Nós do Morro. Nesta quinta (3), o teatro recebe o sarau “Serve-se”, que vai misturar teatro, música e poesia. A cada noite, um grupo diferente de artistas sobe ao palco, às 19h30. Com ingressos a R$20.
Incorporado à rede de teatros da Prefeitura do Rio em janeiro deste ano após uma grande reforma, o Teatro Municipal Serrador recebe também o espetáculo “Bataclã”. Dirigida por Fernando Mello da Costa, a peça fala do encontro entre intelectuais e artistas com os moradores do Morro do Vidigal no final dos anos 70. A programação ainda vai contar com a montagem do espetáculo “Abalou: Um Musical Funk”, uma oficina de interpretação com Guti Fraga, workshop de dança afro e debate sobre o futuro das artes cênicas.
Fundado em 1986 pelo ator e diretor Guti Fraga no Morro do Vidigal, o grupo teatral Nós do Morro surgiu para oferecer formação de atores e técnicos em artes cênicas aos jovens moradores da comunidade. Na sede das atividades do grupo são realizadas montagens de textos clássicos e criações coletivas, que já renderam diversos prêmios ao longo dessas três décadas de trajetória, como o Prêmio Shell, Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem, Prêmio Orgulho Carioca, Menção Honrosa da ONU/Unesco, e prêmio de Melhor Curta do júri oficial do 37º Festival de Cinema de Brasília, com “Mina de
Fé”.
Fé”.
O Nós do Morro ainda participou de projetos com grupos internacionais, como Royal Shakespeare Company e o Anonimus Company. Ao todo, três mil pessoas já passaram pelas oficinas do grupo e mais de 300 jovens e adultos da comunidade fizeram os cursos de formação oferecidos durante estes 30 anos.
MS
Nenhum comentário:
Postar um comentário