domingo, 18 de fevereiro de 2018

Escolas da rede municipal retomam ano letivo

2018-02-16 15:13:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de sala de aula
Foto: Guga Malheiros
Escola Norma Shirley, inaugurada em janeiro, volta às aulas na segunda
A volta às aulas nas escolas municipais Professora Norma Shirley da Silva Fernandes (Lagomar), Zélia de Souza Aguiar (Malvinas) e Professora Eda Moreira Daflon (Centro) começam na segunda-feira (19). As unidades não iniciaram as aulas na segunda-feira (5) para melhor adequar o funcionamento e a recepção dos alunos. Mesmo com a mudança do início do ano letivo, o calendário está assegurado.
A Escola Professora Eda Moreira Daflon vai funcionar junto com as instalações do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão. O ano letivo em todas as outras escolas da rede municipal foi iniciado no dia 05 de fevereiro. Outras escolas que tiveram o cronograma alterado, em virtude de reforma e manutenção, são Escola Municipal Professora Letícia Peçanha de Aguiar, que volta às aulas na terça-feira (20) e Professora Celita Reid Fernandes (Novo Horizonte), no dia 05 de março.

Ainda neste mês de fevereiro estão previstos encontros específicos entre as equipes gestoras e técnicos da Secretaria de Educação. A oportunidade servirá para apresentar o desempenho do ano letivo de 2017 e estratégias para 2018. A proposta é obter êxito no processo de aprendizagem.

Macaé segue as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ao prever que a Educação Básica seja organizada com a carga horária mínima anual de 800 horas por no mínimo 200 dias letivos.

Se necessário, o calendário poderá sofrer alteração ou adequação, em conformidade com as peculiaridades locais e atividades previstas na unidade escolar, desde que dentro do bimestre, com acompanhamento da coordenação de Regulação da Educação Básica e Dados Educacionais e autorização da Secretaria Adjunta de Educação Básica.

Horário especial

Com a volta às aulas os alunos da Educação Infantil, na faixa de dois a cinco anos, passarão por um período de adaptação diferenciado para os que estudam em horários integral e parcial. O objetivo é melhor atender e acolher os estudantes durante três semanas. Macaé conta com 62 unidades que atendem ao segmento.

Nas primeiras semanas de aula, a Educação Infantil teve funcionamento com horário especial. Para os alunos que estudam em horário parcial, o atendimento será específico entre os dias 19 a 23, das 7h30 às 9h30 e das 13h às 15h. O cronograma se estende no período de 26 deste mês a 02 de março, o primeiro turno será das 7h30 às 10h30 e o segundo turno das 13h às 16h.

As unidades que funcionam em tempo integral também seguem o seguinte cronograma: entre os dias 19 a 23, o atendimento será das 7h30 às 10h30. Já entre os dias 26 deste mês e 02 de março, as escolas vão atender das 7h30 às 14h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário