quarta-feira, 4 de setembro de 2019


Mês do Patrimônio Histórico comemorado na Câmara com Moção de Aplausos a José Almeida Pereira

A Câmara Municipal de Quissamã aprovou no dia 29/08/2019 a Moção de Aplausos a José Francisco de Almeida Pereira, o arquiteto “Zé Almeida”.
No mês em que se comemora o Patrimônio Histórico, a homenagem foi prestada a este ilustre Quissamaense que nasceu na Casa da Fazenda Santa Francisca, em 26 de março de 1944. Quinto filho de Francisco de Assis Almeida Pereira e Maria de Jesus Carneiro de Almeida Pereira,   iniciou seus estudos no Colégio Fazenda Santa Francisca, indo mais tarde ser interno no Colégio São Salvador em Campos dos Goytacazes.
José Francisco estudou na Escola Técnica do Comércio e foi para a Cidade do Rio de Janeiro fazer curso pré-vestibular. Cursou Arquitetura na FERP – Fundação Educacional Rosemar Pimentel, estagiou e foi efetivado na construtora Carvalho Hosken, no Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo e Curitiba. Em 1992 ingressou na Prefeitura de Quissamã onde projetou e foi responsável técnico de diversas obras e restauros, a saber:
Centro Cultural Sobradinho, Cinema, Estação Ferroviária;
Museu Casa Quissamã;
Estação Conde de Araruama;
Complexo Quilombola Fazenda Machadinha, incluindo a adaptação da cavalariça em restaurante;
Coreto da Igreja Matriz;
Restauro da Igreja Matriz;
Ginásio Polesportivo Municipal;
Parque Aquático Municipal;
Portal da Cidade;
Complexo Administrativo da Prefeitura, incluindo auditório.
Rodoviária de Caxias, dentre outros projetos e obras de relevante importância.


Em 2012, José Francisco  sofreu um grave acidente e ficou muito tempo hospitalizado. Hoje dedica-se a conservação da Fazenda Santa Francisca, sua residência.
A este ilustre Quissamaense que dedicou décadas de sua vida a manutenção e preservação do Patrimônio Histórico desta Cidade e também a projetar obras importantes que são referências no Município, a Câmara Municipal de Quissamã, por iniciativa da Vereadora Alexandra Moreira prestou uma homenagem em forma de Moção de Aplausos que será formalmente entregue em Cerimônia Oficial a ser realizada em breve. 


DIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A Lei nº 378, de 1937, no governo Getúlio Vargas, criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão que tem como principal meta proteger e preservar os bens culturais do país, marcando a assim o 17 de agosto como o Dia do Patrimônio Histórico.
A data foi escolhida em razão do nascimento do historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969).

Nenhum comentário:

Postar um comentário