terça-feira, 13 de setembro de 2011



proteção ambiental em Rio das Ostras

Queimada pode ter sido provocada por ação humana

queimada rio das ostras
Queimada destruiu o equivalente a cinco campos de futebol na APA da Lagoa de Iriry, em Rio das Ostras

Publicidade

Agentes da Defesa Civil e da Inspetoria de Proteção Ambiental de Rio das Ostras, na baixada litorânea do Estado do Rio de Janeiro, combateram durante uma hora, na tarde desta terça-feira (13), um incêndio na APA (Área de Preservação Ambiental) da Lagoa de Iriry, na localidade de Terra Firme. Apesar da ação rápida, foram destruídos quase cinco campos de futebol em uma área de restinga.
Para conter o fogo, os 18 agentes tiveram que usar dois caminhões-pipa. Eles não descartam a hipótese do incêndio ter sido provocado por ação humana, ainda que acidentalmente.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Werther Albuquerque, alerta para os cuidados que as pessoas devem ter, principalmente durante esse período de estiagem, quando a vegetação está muito seca.
- Uma guimba de cigarro pode provocar esse tipo de dano ao meio ambiente e, muitas vezes, às próprias pessoas.


Servidores da saúde do Estado fazem manifestação na Alerj

 Servidores da  saúde do Estado protestam na escadaria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na tarde desta terça-feira contra o Projeto de lei 767, que passa a gestão da saúde para entidades sem fins lucrativos. Os manifestantes tentaram entrar na casa, mas funcionários precisaram fechar a porta de entrada.  Durante quase uma hora não foi permitida a entrada nem a saída de nenhum parlamentar ou funcionário. A situação foi nornalizada no fim da tarde, por volta de 18h.
No fim da tarde, os deputados aprovaram o projeto por 49 votos a 12. O projeto vai ser enviado para a sanção do governador Sérgio Cabral.
Foto: Reprodução do Twitter
Bombeiros e servidores da saúde protestaram nesta terça-feira na Alerj  
Segundo a Polícia Militar, o 5º Batalhão (Praça da Harmonia) mandou 10 viaturas para o local apenas como patrulhamento de rotina. O Batalhão de Choque também acompanhou a manifestação. Durante a tarde, chegou a haver um princípio de tumulto, e policiais teriam utilizado spray de pimenta para conter manifestantes, que, segundo testemunhas, teriam ficado agressivos ao terem sido impedidos de entrar na Alerj.


Bombeiros militares também realizaram mais uma manifestação no local. Eles seguem reivindicando reajuste salarial. Após o ato na Alerj, os manifestantes da corporação se dirigiram para a sede do governo estadual, o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.


Cipa reúne parceiros para
 semana de prevenção de acidentes

A reunião foi iniciada pelo presidente da Cipa de Macaé, 
Augusto Adolfo, e com a apresentação das entidades presentes 

A Prefeitura de Macaé, através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) organizou nesta sexta-feira (13), no auditório do Paço Municipal, uma reunião com todas as secretarias, ONGs, entidades, empresas, organizações estaduais, municipais e federais interessadas em participar da Terceira Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Norte Fluminense. 

A III Sipat 2010 com o tema "Em respeito pela vida" será realizada entre os dias 13 e 17 do mês de setembro, das 13h às 20h, na Praça Veríssimo de Mello, Centro. A reunião foi iniciada pelo presidente da Cipa de Macaé, Augusto Adolfo, e com a apresentação das entidades presentes, que puderam definir seus espaços e colaborar no fechamento do ciclo de palestras que serão realizadas todos os dias do evento.







Seminário em Macaé discute impactos sociais,
 econômicos e ambientais da 
atividade petroleira no Norte Fluminense

Deputado Aluizio Jr. 

Parlamentares da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, especialistas e sindicalistas debatem nesta quarta-feira (14/09), a partir das 18h, os impactos da exploração e produção de petróleo nos municípios do Norte Fluminense e Região dos Lagos, no teatro do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindpetro).  O seminário foi proposto pelo deputado federal Dr. Aluízio (PV-RJ).

“Essa será uma grande oportunidade para os parlamentares conhecerem a realidade local e para poderem discutir com quem trabalha na cadeia do protróleo sobre os impactos sociais, econômicos e ambientais”, disse o parlamentar.

Os sindicalistas vão aproveitar o encontro para expor os riscos e medidas para garantir a segurança no trabalho em plataformas.  “Impactos da exploração e produção de petróleo e gás e royalties do petróleo no Norte Fluminense”, com os debatedores Rosélia Piquet, doutora em Teoria Econômica pela UFRJ; José Luiz Vianna da Cruz, doutor em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ; e Denise Terra Tavares, doutora em Geografia pela UFRJ.

Sobre o tema “Desigualdade sócio-espacial e impactos ao meio ambiente em Macaé” irão falar Ricardo Cesar Rocha, mestre em Ciência Política pela UFF; e Teresa de Jesus Peixoto Faria, doutora em Estudos Urbanos pela Ecole dês Hautes Etudes em Sciences Sociales.

POLÍCIA PRENDE SUSPEITOS DE 
COMETER CRIMES EM QUISSAMÃ


Nove jovens, entre eles seis adolescentes, foram detidos na tarde desta segunda-feira (12), em Quissamã, no norte do Estado do Rio de Janeiro. Eles são suspeitos de cometer uma série de furtos na cidade nos últimos dois meses. Todos suspeitos eram  pessoas conhecidas na cidade.

Policiais da Delegacia de Quissamã (130ª DP) investigam a participação dos jovens em vários crimes, entre eles a tentativa de furto a um caixa eletrônico e a invasão edepredação de uma escola municipal no domingo (11), de onde teriam roubado um computador portátil e incendiado a sala da direção.

Com os jovens foram apreendidos um maçarico, roupas, um computador portátil e uma máscara. A polícia chegou até o grupo por meio de denúncia anônima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário