quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

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 Atualizado em quinta-feira, 30 de janeiro de 2014 - 13h53

Johansson deixa organização beneficente

Organização Oxfam afirmou que atriz saiu do cargo por sua colaboração com a SodaStream
Scarlett Johansson em cena da propaganda / Reprodução/YoutubeScarlett Johansson em cena da propagandaReprodução/Youtube
atriz americana Scarlett Johanssonabandonou o papel de embaixadora da organização beneficente Oxfam depois que o grupo considerou sua posição "incompatível" com a participação em uma campanha publicitária de uma marca de refrigerantes israelense que tem uma fábrica na Cisjordânia, ocupada por Israel.

Johansson, de 29 anos, é a estrela de um anúncio da empresa de refrigerantes SodaStrem que deve ser exibido no domingo durante o intervalo do Super Bowl, a final da liga de futebol americano e um dos espaços mais cobiçados para uma campanha publicitária.

"Como muitos atores, salvar o mundo é meu trabalho verdadeiro", afirma a atriz no início do anúncio. O comercial já foi visto mais de 4,5 milhões de vezes no Youtube.

A estrela de Hollywood começou sua parceria com a Oxfam em 2005, mas a organização, com sede na Inglaterra, afirmou que ela deixou o cargo por sua colaboração com a SodaStream, responsável por produtos que permitem às pessoas criar bebidas com gás em casa.



"A Oxfam aceitou a decisão de Scarlett Johansson de deixar seu posto depois oito anos como embaixadora internacional, e somos gratos por suas várias contribuições", afirma um comunicado.

"Apesar de respeitarmos a independência de nossos embaixadores, o papel da senhora Johansson promovendo a empresa SodaStream é incompatível com seu cargo de embaixadora mundial".

"A Oxfam acredita que negócios como os da SodaStream, que opera em assentamentos, mantém a probreza e nega os direitos das comunidades palestinas que trabalham lá", continua a organização.

"A Oxfam se opõe a qualquer comércio dos assentamentos israelenses, que são ilegais sob a lei internacional".

Os anúncios do intervalo do Super Bowl são caríssimos, além de serem vistos como parte integrante do evento para os espectadores.

É um dos maiores eventos publicitários do mundo, com preço de quatro milhões de dólares por 30 segundos. A expectativa de audiência neste domingo é de 110 milhões de telespectadores.

O anúncio da SodaStream já tinha sido banido pela Fox, por fazer piada com a Pepsi e a Coca-Cola.

Johansson virou embaixadora mundial da Oxfam em 2007, ajudando a trazer atenção da mídia para o impacto de desastres naturais e a arrecadar fundos para combater a pobreza e salvar vidas.

Ela foi à Índia e ao Sri Lanka para encontrar sobreviventes de um tsunami, e foi a um campo de refugiados no Quênia para conhecer as conseqüências de uma severa seca.

Recentemente fez um vídeo curto convocando as pessoas para doarem ajuda a Oxfam para as vítimas do tufão Haiyan, que atingiu as Filipinas.

Em um artigo divulgado na última sexta-feira no The Huffington Post, Johansson se defendeu da polêmica afirmando: "sigo apoiando a cooperação econômica e interação social entre um Israel democrático e a Palestina"

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