quarta-feira, 2 de março de 2016

Educação ambiental é reforçado nas escolas

02/03/2016 18:10:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto da aula sobre educação ambiental.
Foto: Rui Porto Filho
Material permitirá maior conhecimento de Macaé e região
A rede municipal de ensino iniciou as atividades específicas para educação ambiental neste ano letivo. Nesta quarta-feira (2), alunos das escolas Botafogo, Fazenda Santa Maria (Horto) e Almir Francisco Lapa (Aeroporto) participaram da entrega oficial dos materiais que servirão de apoio às aulas de Ciências, Geografia, História e até Matemática. O conteúdo que abrange temas rede hidrográfica, relevo, clima, perfil, extensão dos canais será distribuído nas 104 escolas municipais. A ação faz parte do projeto Macaé Rio Sustentável.
Os alunos receberam mapas detalhados da bacia do Rio Macaé e kits com material audiovisual baseados no Atlas Ambiental (distribuído no final de 2015) com informações relevantes para professores e alunos sobre hidrografia do Rio Macaé. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, além de contribuir com o processo de ensino, os materiais são ferramentas que vão permitir ao aluno maior conhecimento da cidade e região. "A intenção é enriquecer as aulas", ressaltou.

O mapa detalhado foi entregue pela equipe da Coordenação Ambiental da Secretaria de Educação. O material foi elogiado por alunos e professores. Entre os estudantes estavam Luís Carlos Silva Santos, do 7º ano, e Evelyn Silva de Oliveira, do 9º ano. "O material é bonito e de qualidade. Gostamos muito. Estou animada para estudar o mapa e saber mais sobre Macaé", contou Evelyn.

As diretoras do Colégio Municipal Botafogo, Luiziana Simões (geral) e Flávia Costa (adjunta), também aprovaram o material que já será usado na sala de vídeo junto aos 900 alunos do 4º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (Eja). "Todos estão encantados. Nossos alunos puderam visualizar o bairro em que moram. O mapa contribuirá para o ensino de matérias específicas como Ciências e temas transversais. O material pedagógico também permite a cultura do pertencimento", explicou Luiziana.

De acordo com a coordenadora ambiental, Marise Gonçalves, a intenção é que os alunos conheçam melhor a fauna, flora e nascentes de Macaé. "Outra proposta é que cada vez mais as unidades trabalhem em prol do meio ambiente e sustentabilidade como plantio de mudas e outras ações. Para isso, diversos projetos são elaborados pela equipe", observou.

Projeto Macaé Rio Sustentável - O projeto busca promover a maior conscientização com foco na bacia hidrográfica do rio Macaé. Pela ação, 2.700 atlas geográfico foram distribuídos com o objetivo de apoiar as ações dos professores em sala de aula. Para melhor trabalhar com o atlas, algumas escolas também receberam capacitação específica.

O projeto também tem como foco o reflorestamento do Pontal da foz do Rio Macaé e a preservação, além do enriquecimento da vegetação nativa, bem como recuperar a área de restinga do pontal com cerca de 30 espécies típicas.

A iniciativa é patrocinado pela Petrobras e realizado pelo Instituto de Planejamento Urbano e Ambiental (IPGA), com apoio das secretarias de Ambiente, Educação e Pesca. O trabalho conta com um estudo de técnicos, biólogos e geógrafos que participaram de uma expedição científica, que resultou em um diagnóstico de 400 páginas sobre a situação ambiental do Rio Macaé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário