segunda-feira, 4 de abril de 2016

Macaé se destaca na Super Taça Rio de Corfebol

04/04/2016 16:57:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de estudantes jogando coferbol
Foto: Ana Chaffin
Macaé possui três equipes da modalidade
Macaé se destacou na Super Taça Rio de Corfebol, realizada no fim de semana. O torneio escolar, que também foi treino para a competição estadual, agitou jogadores e torcidas no Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho (Novo Cavaleiros). Cinco equipes fizeram parte do evento esportivo: três de Macaé, uma de Casimiro de Abreu e uma do Rio de Janeiro. As equipes da rede municipal despontaram na modalidade esportiva proveniente na Holanda.
O time do Colégio Municipal do Sana foi um dos destaques, com os títulos de primeiro lugar nas categorias sênior e sub 14.

Os jovens atletas do Colégio Municipal do Sana estão apresentando uma trajetória de sucesso. No ano letivo de 2015, eles ganharam o quarto lugar no Campeonato Brasileiro de Corfebol - sênior (a partir de 16 anos). O jogo, considerado diferente no país, arrancou aplausos da plateia, que assistiu jogadores e jogadoras competindo juntos. São dois atletas no ataque e dois na defesa e a cada duas cestas eles trocam de posição - com a bola na mão o atleta não pode correr.

A Taça Rio de Corfebol é considerada uma das mais tradicionais do país. A disputa também premiou na categoria sênior os times do Colégio Municipal Pedro Adami (Córrego do Ouro) e o polo de Cultura da Fronteira. Já na categoria sub 14 também ganharam o segundo e o terceiro lugares as equipes do Colégio Municipal do Sana e Pedro Adami. O quarto lugar ficou para o time de Casimiro de Abreu. O jogo principal da Super Taça Rio de Futebol teve como vencedor a equipe do Rio de Janeiro. A segunda classificação foi para o time de Casimiro de Abreu.

No país, apenas Macaé, Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro e Americana, em São Paulo, contam com equipes do desporto. O jogo é misto. Segundo a regra, a competição deve abranger dois times formados por oito pessoas cada um: quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino.

De acordo com a coordenação de Esportes da rede municipal, a participação de Macaé no Campeonato Carioca é a prova do esforço e comprometimento das equipes, professor e dirigentes municipais.

Para o treinador e coordenador, Ruan Leal, a rede municipal está cada vez mais se destacando no Corfebol. "A parceria entre a Educação e a Fundação Macaé de Cultura está dando muito certo. Trabalhamos com o objetivo de ampliar a modalidade esportiva para outras unidades municipais. Registramos que o esporte contribui com a aprendizagem", disse.

Ruan Leal afirma que a modalidade já caiu no gosto dos alunos. “Além de contribuir com o desenvolvimento integral dos alunos, percebemos que os estudantes-atletas mudaram a postura e estão mais concentrados e empenhados nos estudos”, finaliza o professor.

Sucesso - As equipes do Sana, Polo de Cultura Fronteira e Pedro Adami estão se destacando no cenário nacional em virtude do êxito em participações desde o ano letivo de 2015. "A atividade esportiva, que conta com o apoio da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, também está conseguindo mudar a postura dos alunos, que estão mais concentrados e empenhados nos estudos", ressaltou a coordenadora de Esportes, Cynthia Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário