quarta-feira, 6 de abril de 2016

Notícias

Morador de Vitória celebra Dia Mundial da Atividade Física com muito movimento

Publicada em 05/04/2016, às 17h25 | Atualizada em 05/04/2016, às 19h04

Matheus Thebaldi
Pessoas fazendo exercícios de manhã cedo
Xô preguiça! Nesta quarta-feira (6) é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física e, em Vitória, há muitas oportunidades para deixar o sedentarismo de lado e adotar hábitos de vida mais saudáveis. A começar pela orientação ao exercício com profissionais qualificados à disposição em 16 módulos fixos.
Ginástica, alongamento, yoga, hidroginástica, circuito, capoeira, grupos de caminhada e corrida são algumas das atividades coletivas desenvolvidas pelos profissionais de Educação Física nos módulos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) e também em unidades de saúde. Veja a programação
“Pessoas sedentárias têm de 20% a 30% mais riscos de morte por doenças crônicas, como doenças do coração e diabetes, do que aquelas pessoas que realizam ao menos 30 minutos de atividade física moderada na maioria dos dias da semana”, pontua o coordenador do Serviço de Orientação ao Exercício, Leonardo Araújo.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a inatividade física é o quarto fator de risco de mortalidade mais importante no mundo e está associado a 6% de todas as mortes globais. Cerca de 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em função do sedentarismo.
“Realizar exercício regularmente, melhora a aptidão cardiorrespiratória, o funcionamento do sistema musculoesquelético, reduz o risco de hipertensão arterial, diabetes, obesidade, câncer e depressão, além de ser fundamental para o controle do peso corporal”, defende o coordenador.

Programação

Muitas atividades Nesta quarta-feira (6), a Unidade de Saúde de Jardim da Penha vai realizar uma caminhada pelo calçadão de Camburi, a partir das 8 horas, saindo do módulo do Serviço de Orientação ao Exercício até o píer de Iemanjá. A comunidade em geral e alunos que participam do programa estão convidados a participar com faixas e cartazes, chamando atenção para importância da atividade física na prevenção e no controle da hipertensão arterial.
“Há estudos que apontam que 20% da população adulta seja hipertensa na idade adulta. Mas é importante lembrar que mesmo que alguém tenha propensão a desenvolver a doença, isso pode ser controlado com alimentação saudável, atividade física, controle do peso para ter maior qualidade de vida, reduzir o uso de medicações”, aponta a diretora da US de Jardim da Penha, Karlla Vieira.

Recomendações

O Ministério da Saúde recomenda 150 minutos de atividade moderada por semana para adultos e 300 minutos de atividade moderada para adolescentes. Mas os dados da OMSestimam que 25% dos adultos e 80% dos adolescentes não praticam os níveis recomendados de atividade física.
No Brasil, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/2013) mostrou que aproximadamente 50% dos adultos não atinge o nível recomendado de atividade física. Já entre os adolescentes, a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE/2012) aponta que este percentual é de 27,9%.
Apesar dos dados de sedentarismo serem preocupantes, informações do Vigitel de 2014 mostram que houve um aumento de 18% na frequência de adultos que praticam atividade física no tempo livre, passando de 30% em 2009 para 35% em 2014, sendo que em Vitória a frequência chegou a 41,5% em 2014.

Informações à imprensa:

Maria Angela Siqueira (macsperini@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 98889-5573
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória


Nenhum comentário:

Postar um comentário