segunda-feira, 25 de abril de 2016

QUISSAMÃ INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2016

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM SAÚDE

DIA D DE MOBILIZAÇÃO OCORRE NO PRÓXIMO SÁBADO (30)

(Foto:Adilson dos Santos/PMQ)Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza - (Foto: Adilson dos Santos/PMQ)A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Promoção, Proteção e Atenção à Saúde de Quissamã, iniciou nesta segunda-feira (25), a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza. A vacina pode ser aplicada nas oito Unidades de Saúde da Família (USF), nas duas Unidades Básicas de Saúde da Fazenda Machadinha e Conde de Araruama, além do Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, das 8h às 17h.
A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória contagiosa, causada por um subtipo de vírus da gripe e é transmitida, principalmente, por meio de tosse, espirro e contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Entre 7 e 14 dias, a partir da contaminação pelo novo vírus, os sintomas podem aparecer. Os médicos devem ser procurados assim que a pessoa apresente febre, tosse e dificuldade respiratória.
É importante que a população em geral siga algumas medidas para tentar reduzir a propagação do vírus. Como lavar as mãos frequentemente, utilizando água e sabão, utilizar álcool gel para desinfecção das mãos, uso de lenços de papel descartável para cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, evitar tocar a boca, olhos e nariz sem lavar as mãos, entre outros.
“A equipe da USF sempre nos avisa das campanhas e explica sobre a importância da nossa participação. Eles também falam sobre a função das vacinas. Pensando nisso, resolvi vir logo no primeiro dia para minimizar os riscos de pegar a gripe que está assustando todo mundo. Aproveitei para trazer o meu neto que está no grupo das prioridades”, declarou Valcineia Maria de Souza Cândido.
Vale ressaltar que no “Dia D” de mobilização contra a Gripe Influenza, que será celebrado no sábado (30), haverá vacinação no município. Todos os postos de saúde estarão abertos no horário comercial para que a população seja atendida e imunizada. Na rede pública, a vacinação é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos, profissionais da saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas ou que comprometam a imunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário