quarta-feira, 20 de abril de 2016

Tânia Jardim visita Feira de Artesanato CriaSana

E-mailImprimir

E vamos de Arte! 
A Presidente da Fundação Macaé de Cultura, Tânia Jardim, na Feira de Artesanato CriaSana, na Serra macaense.
Troca de ideias, revendo projetos, reconhecimento do espaço para o novo e reedições. Planejar, fazer e acontecer... isso é Cultura!
Tania noi Sana
 

Macaé comemora Tiradentes e reconhece sua luta pela liberdade

E-mailImprimir
"Ninguém ouviu um soluçar de dor no canto do Brasil. Um lamento triste sempre ecoou. Desde que o índio guerreiro foi pro cativeiro e de lá cantou. Negro entoou um canto de revolta pelos ares no Quilombo dos Palmares. Onde se refugiou fora a luta dos inconfidentes pela quebra das correntes nada adiantou...". A composição de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, na estrofe literária traduz conto e poesia da inconfidência mineira, liderada por Tiradentes, um dos principais ativistas da história brasileira.
O Dia de Tiradentes, comemorado nesta quinta-feira, 21 de abril é considerado um feriado nacional no Brasil. Tiradentes – Joaquim José da Silva Xavier (1748-1792), herói brasileiro do movimento insurgente, precursor da independência do Brasil, único mártir da Inconfidência Mineira, foi líder da luta contra o regime da monarquia e domínio colonial português, uma celebridade política em uma missão poética. Para ele a luta não se tratava apenas de libertar o país de Portugal, mas, acreditar na doutrina da liberdade civil, intelectual e religiosa.
Após 22 décadas, a Fundação Macaé de Cultura (FMC), como uma autarquia institucional da Prefeitura, que visa resgatar a memória do patrimônio histórico e cultural do município, fomentar a difusão de talentos e proporcionar à comunidade condições de desenvolvimento cultural, dinamizando, incentivando e difundido a cultura em seus diversos aspectos, congratula-se com todos os brasileiros nesta data.
- Macaé reconhece a luta desse herói nacional que foi um precursor da nossa liberdade, iniciando uma história de luta que teve com o consequência a posterior independência do nosso país -, assegurou a presidente da FMC, professora Tânia Jardim, às vésperas do feriado nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário