sexta-feira, 24 de junho de 2016

Com a ampliação e construção de escolas, Prefeitura prioriza a Educação em Belém

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 23/06/2016 16:36

  • / EDUCAÇÃO DE QUALIDADE / 23/06/2016 16:36

    Escola Municipal Ayrton Senna, no bairro do Tenoné, é exemplo do que a gestão correta dos recursos municipais pode fazer em favor da população.


Em Belém, são significativos os investimentos na educação, principalmente quando se trata da ampliação da rede e disponibilização de unidades com melhores condições de aprendizado.
Desde o início da gestão, o prefeito Zenaldo Coutinho vem trabalhando na ampliação de vagas por meio da aquisição, reforma, ampliação e construção de novos espaços educacionais que, com boa estrutura e equipamentos modernos e adequados, facilitam o processo de ensino-aprendizagem não só para o aluno, mas também para o educador.
Unidades de educação como a Ayrton Senna, no bairro do Tenoné; Sabino Barreto, no bairro Águas Negras; Maroja Neto, em Mosqueiro; Nova Aliança, na Pratinha II; Encantos do Saber, na Cremação; UEI Nosso Lar, no bairro do Tapanã; as UEIs Verdejante, Aurá e Jardim Nova Vida, no bairro Águas Lindas, UEI Genesis, no Maguary e UP Jardim Nova Vida, também no bairro  Águas Lindas já foram entregues à comunidade. Ainda foram entregues as escolas Edson Luís, Alda Eutrópio, Solerno Moreira e Monsenhor , que passaram por processo de ampliação.
Aluna da Escola Municipal Ayrton Senna, Natália Ferreira, 11 anos, explica que desde que passou a estudar na nova escola com boa estrutura, seu desempenho tem sido melhor. “Estudar aqui é muito bom, pois temos muito recursos e também os professores são de qualidade e não faltam as aulas. Além disso, aprender ficou muito melhor agora que posso contar com uma biblioteca grande e com muitos livros e salas de aula com ar condicionado. Com todo esse conforto meu desempenho escolar melhorou muito e fico até mais tempo na escola”, contou.
Com os investimentos, a rede municipal conta atualmente com 253 unidades escolares e este ano foi possível disponibilizar 74 mil vagas, dois mil a mais que no ano passado. Desse total, 21 mil foram disponibilizadas para atender alunos da Educação Infantil  e 53 mil para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Victor Gabriel Soares, de 12 anos, é um dos novos alunos da Escola Municipal Ayrton Senna. O estudante disse estar satisfeito por poder contar com uma escola de qualidade no mesmo bairro onde mora.
“Antes eu precisava me deslocar para muito longe para poder estudar. Em apenas ´cinco meses estudando aqui, já deu para sentir a diferença na facilidade em estudar tendo uma escola no mesmo bairro em que moro, e que tem um ensino muito bom e ótimas salas que sinto até frio, estou muito satisfeito agora”, afirmou.
Além de escolas com boa estrutura, a Prefeitura vem dando prioridade e cada vez mais mostrando comprometimento com a Educação Infantil. Com a construção também de Unidades de Educação Infantil e Escolas de Educação Infantil, em apenas três anos já foram criadas mais de 4.500 novas vagas, e até o final de 2016 ainda é possível garantir a abertura de mais 3.500 novas vagas, o que vai zerar a demanda da chamada pública realizada em 2014 que detectou 8.000 crianças de 0 a 5 anos fora da escola.
Uma das últimas unidades entregues que atende a educação infantil em tempo integral foi a Jardim Nova Vida. A servente Mirian Silva, de 28 anos, que agora integra a equipe de funcionários da Escola, destacou a entrega da escola como um avanço na educação.
“Hoje é possível ver mudança não só na minha vida e das pessoas que precisam de um emprego, mas também das famílias que deixam seus filhos na escola para ir trabalhar. Quando olho para essas crianças com um sorriso no rosto, e seus pais com a certeza que estão saindo para trabalhar deixando seus filhos em segurança, é gratificante”, ressaltou Mirian.
Benefícios - A escola Municipal de Educação Infantil Jardim Nova Vida que atende cerca de 100 crianças, é mais uma unidade que oferece boa estrutura, conforto e qualidade. O prédio foi construído e adaptado de acordo com as necessidades da comunidade e assim como outros conta com rampa de acessibilidade, quatro salas de aula climatizadas, salas de secretaria e coordenação, banheiros, cozinha, dispensa, refeitório e playground, além de área com escovódromo e bebedouros.
Para a professora Ana Oliveira dos Santos, que já trabalhava na unidade que foi reformada e entregue à comunidade em maio, essa foi uma conquista para todos. “A escola vai atender a necessidade principalmente daquelas famílias que trabalhavam no lixão do Aurá. É motivo de felicidade para todos nós que estamos vendo o progresso chegar”, comemora.
Mais investimentos - Para este primeiro período letivo do ano de 2016 a prefeitura garante a abertura de mais 3.000 vagas com a conclusão de mais 14 escolas, são elas: Caruará e São Francisco, no distrito de Mosqueiro; Campos Elíseos, no Tapanã; UEI Ciro Pimenta, no Parque Guajará; São Clemente, no Benguí; Portal, no Jurunas; Alzira Pernambuco, no Marco; Amigos Solidários e Comunidade Vitória, no Tapanã; UEI Erê, no Barreiro; São Silvestre, no Jurunas; Nelsinho e Malvinas, no Telégrafo e UPs Fidélis.
Além das obras físicas, a Prefeitura de Belém investe na qualificação e remuneração dos professores, na construção de quadras esportivas para oferecer lazer com segurança não só aos alunos, mas também para a comunidade, em bibliotecas, transporte escolar e na educação especializada que também apresentou um crescimento no número de alunos matriculados. Em 2013 a rede começou atendendo 483 alunos com deficiência, e em 2016 este número já chega a 2.260.
Para a secretária municipal de Educação, Rosinéli Salame, a educação tem tido um avanço notório no município. “Vultosos investimentos foram e ainda estão sendo aplicados na melhoria da estrutura física da rede escolar e na qualificação de nossos profissionais. São novas escolas, ampliações e reformas de outras, novo centro de formação para os professores, tablets para todos os docentes, climatização das unidades de ensino, merenda escolar de qualidade, novas quadras para a prática do esporte com segurança e transporte para atender todos os nossos alunos, inclusive os que apresentam algum tipo de deficiência”, finalizou. 

Texto: Natasha Albarado
Foto: Arquivo-Agência Belém
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário