sexta-feira, 24 de junho de 2016

Defeso da sardinha prossegue até 31 de julho

22/06/2016 10:55:00 - Jornalista: Carla Cardoso
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Homens da guarda ambiental de frente para um barco que está no mar
Foto: Divulgação
Fiscalização busca coibir a pesca em período de desenvolvimento da sardinha até a fase adulta
Prossegue em Macaé o período de defeso da sardinha. De 15 de junho a 31 de julho, os pescadores não podem capturar o peixe e os que forem flagrados desrespeitando a proibição podem ser enquadrados nas penalidades previstas na Lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e no Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008.

As punições vão desde multa até a detenção, além de apreensão dos equipamentos de pesca.
Esse período, entre junho e julho, é conhecido como recrutamento, um tempo para a sardinha crescer até os 17 centímetros, conforme está na lei.

É a prefeitura, por meio da Secretaria de Ambiente, que realiza fiscalizações periódicas para a preservação da espécie. O defeso da sardinha acontece duas vezes por ano: entre 1º de novembro e 15 de fevereiro e de 15 de junho a 31 de julho.

Segundo o secretário Municipal de Ambiente, Gerson Lucas Martins, a medida contra o crime ambiental é importante para a preservação da espécie.

- O defeso é importante, pois permite que os animais cheguem à fase adulta e se reproduzam, e assim aumentar a população de pescado. Isso é bom para os peixes, que saem do risco de extinção e para os pescadores, que terão fartura na pescaria - ressalta o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário