QUISSAMÃ PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO NOVO MAPA DO DESENVOLVIMENTO
EVENTO CONTOU COM A PRESENÇA DO MINISTRO DA FAZENDA, HENRIQUE MEIRELLES
O evento contou com as presenças do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e do governador do Rio em exercício, Francisco Dornelles, que receberam o mapa das mãos do presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
O documento reflete a visão do Sistema FIRJAN e seus associados, que acreditam que somente com uma indústria consistente e o desenvolvimento equilibrado das regiões será possível tornar o estado forte. Outro objetivo é apontar os desafios reais a serem enfrentados e propor ações que permitirão superá-los, fazendo a transição entre o presente e o futuro, para tornar o Rio de Janeiro o estado com melhor ambiente de negócios do país.
Como base do Mapa do Desenvolvimento estão a articulação institucional, a mobilização empresarial, serviços SESI, SENAI e IEL, além da elaboração de estudos e posicionamentos, que reforçam a forma pela qual o Sistema FIRJAN atua. O esforço de mobilização, não apenas na formulação das propostas, confere legitimidade e força às suas ações. Principalmente porque grande parte das propostas dependerá da execução do setor público, como as medidas a serem adotadas pelos poderes Executivo e Legislativo federais, estaduais e municipais.
De acordo com o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, é importante o diagnóstico apresentado pelo novo governo com medidas que estão em consonância com as demandas empresariais reunidas no Mapa do Desenvolvimento, como o teto para gastos públicos, o programa de concessões, e a discussão sobre a eliminação da exigência de 30% de participação da Petrobras no pré-sal.
Para Fabiano Barreto a presença do município neste processo foi importante para a construção do novo documento, os debates envolveram todos os 92 municípios do Rio. “Nesta nova edição do mapa foram realizadas agendas regionais, o que demonstrou a preocupação com todo o estado do Rio, apontando ações específicas para o interior, já que a região pode contribuir muito para o desenvolvimento da economia fluminense”, avaliou o secretário.
O novo Mapa apresenta 46 propostas e 158 ações, distribuídas em cinco temas: Sistema Tributário, Mercado de Trabalho, Infraestrutura, Gestão e Políticas Públicas e Gestão Empresarial. Para atingir esses objetivos e beneficiar toda a sociedade, o Sistema FIRJAN atuará em quatro frentes: articulação institucional; produção de estudos e posicionamentos que apoiem técnica e politicamente os pleitos industriais; mobilização empresarial; e oferta de serviços pelo SENAI, SESI e IEL, para alavancar a qualificação de trabalhadores, empresários e a competitividade industrial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário