QUISSAMÃ REALIZA OFICINA PREPARATÓRIA PARA A 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES
EVENTO FOI ORGANIZADO PELO CONSELHO MUNICIPAL DE URBANISMO
Foram convidados integrantes das coordenadorias e secretarias municipais e também do legislativo, para participar da oficina. O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Urbanismo (CONQUISS), visou discutir a temática central da conferência: “A Função Social da Cidade e da Propriedade”, que tem, como lema, “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. Durante as atividades, houve apresentação de propostas de temas relevantes ao município.
De acordo com a Coordenadoria Especial de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda, o ciclo da 6ª Conferência coincide com o prazo de revisão do Plano Diretor em muitos municípios. Pensando nessa questão, o Executivo já protocolou uma proposta de parceria junto à Universidade Federal Fluminense (UENF) para a revisão do Plano Diretor de Quissamã.
Segundo o Presidente do Conselho Municipal de Urbanismo (CONQUISS), Carlos Eduardo Ferreira Maia, essa oficina foi de grande relevância para o município. “A participação de todos foi muito valiosa nesse processo, com a apresentação e discussão de propostas para o desenvolvimento urbano do município”, salientou.
Ele destaca que o principal objetivo foi capacitar os participantes para a preparação de propostas, discussão dos temas da conferência e do município, apontando os problemas e possíveis soluções a fim de alcançar uma cidade mais inclusiva, participativa e socialmente justa. “Visamos, com esse trabalho, instrumentalizar as pessoas para que elas possam discutir as questões de interesse de Quissamã”, explicou.
O trabalho terá continuidade na próxima terça-feira (28), das 8h às 11h30, na sala de reuniões do Parque de Exposições Renato Queirós Carneiro da Silva.
Quissamã deverá apresentar três propostas que serão encaminhadas à 6ª Conferencia Estadual das Cidades, que deve acontecer entre novembro de 2016 e março de 2017. O objetivo da realização da Conferência das Cidades é discutir a política urbana de modo participativo e democrático, onde é fundamental a participação da sociedade para assegurar que o desenvolvimento da cidade seja planejado e pensado pelas pessoas que vivem nela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário