quarta-feira, 22 de junho de 2016

'Viva Escola Viva' movimenta Ciep Maringá

22/06/2016 16:51:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de alunos fazendo arte
Foto: Maurício Porão
Projeto continua nesta quinta-feira
O lançamento do projeto "Viva Escola Viva" agitou o Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste). Com 941 alunos, a unidade municipal é a primeira a receber a programação, que tem como objetivo possibilitar à comunidade escolar ações culturais, que visam o desenvolvimento do sentimento de pertencimento. Outra proposta é contribuir com a dinâmica de integração de alunos das escolas municipais participantes.
O trabalho, que vai acontecer mensalmente em diversas escolas, animou os estudantes. Marcileide dos Santos Cruz, de 11 anos, faz parte deste grupo. A aluna do 6º ano fez questão de ler histórias apresentadas na Biblioteca Sobre Rodas e apreciar as músicas. “Estou feliz. Adoro dança, música e livros”, conta. Da mesma opinião é Ana Lídia Soares, de 11 anos. A menina, que confessou ser tímida, contou que a programação também serve para fazer novas amizades. “Conhecemos muita gente diferente e trabalhos lindos das escolas”, disse.

A passagem do ônibus de leitura itinerante permitiu o acesso ao espaço dotado de cerca de mil títulos, entre contos, poesias, imagens, fábulas, histórias sobre folclore e literaturas africana e indígena. A intenção da rede municipal é despertar o gosto pela leitura e até mesmo revelar talentos.

O projeto, que segue até quinta-feira (23), foi marcado por atividades culturais como apresentações artísticas de dança e musicalidade das bandas da Secretaria de Educação, MPB Groove (Zelita Rocha), Corporação Musical Professor Jamil Andrade Dias (Generino Teotônio de Luna) e samba gafieira da unidade municipal Polivalente Anísio Teixeira. A bailarina Renata Farah apresentou a coreografia "Outono".

A abertura da programação contou com a presença da secretária de Educação, Marilena Garcia, que agradeceu a escola e saudou alunos e profissionais. “Esta é a proposta da Educação: levar acolhimento, alegria, amor, amizade e solidariedade. A escola não é um espaço rígido apenas para obtenção de notas, mas sim um local de transformação e de preparação de líderes para o futuro”, ressaltou.

Ela aproveitou a oportunidade para homenagear os profissionais da unidade. O destaque foi para o professor de Educação Física, Hiller Franco. Profissional da rede municipal há 16 anos, ele atua no projeto de atletismo com 100 jovens-atletas.

Paralelamente ao evento, foi realizada oficina de grafite com os estudantes e professores do Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho.

Durante o evento, a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, afirmou que esta é mais uma programação para descobrir e incentivar talentos, além de despertar socialização, respeito à diversidade e socialização. “Estamos conseguindo atender o desejo dos alunos de fomentar o reforço da cultura nas escolas”, pontuou.

Participaram do "Viva Escola Viva" alunos das escolas Zelita Rocha, Polivalente Anísio Teixeira, Engenho da Praia e Generino Teotônio de Luna. A programação segue com aulão de jazz, que será ministrado pela professora de dança Renata Farah e oficina de capoeira com o mestre Dengo.

História - Os participantes terão oportunidade de conhecer a história do Ciep Maringá. A unidade atende alunos do 1º ao 9º ano e é reconhecida pelos projetos desenvolvidos em prol do aluno e da comunidade escolar. Os destaques são atletismo, taekwondo, escolinha de futebol, voleibol, ginástica para os responsáveis pelos alunos e recreação.

No evento, Ângela Terra, que coordena a área de Cultura da rede municipal, confirmou que a programação foi idealizada aos mesmos moldes do "Viva Praça Viva", e será realizada junto aos alunos de outras escolas. "O próximo passo é realizar um evento voltado para bandas escolares e liras de Macaé”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário