PALESTRA ALERTA SOBRE AS CHEIAS
DEFESA CIVIL DE QUISSAMÃ FAZ APRIMORAMENTO
A palestra foi proferida por Maria Gertrudes Justi e Cinthia Avellar Martins pesquisadora da Uenf e do INEA, que orientou os presentes sobre como é realizado o monitoramento do sistema de alerta. O objetivo é preparar os órgãos municipais para enfrentar essas situações, orientando-os de como agir para reduzir os riscos e dar uma pronta resposta à população, quando necessário
Segundo Tenente Garcias, no que tange a Quissamã, as ameaças naturais mais frequentes são temporais e vendavais, incêndios florestais (boa parte, criminais), alagamentos e estiagem. O município contará com um sistema de alarme de chuvas e alagamentos, além do nível dos rios. Outro detalhe apontado é que, por ser uma cidade plana e próxima ao mar (apenas 12 km), fica mais vulnerável. Por isso é importante palestras como a realizada na quarta, para ajudar os órgãos em suas ações.
“Palestras como a realizada pelo Inea são importantes pelo conhecimento adquirido no sentido de trabalhar a prevenção e ajudar a saber discernir as situações de ameaças dentro da nossa área de atuação”, afirmou o tenente Garcias.
Além de Quissamã, participaram do evento representantes da Defesa Civil de Rio das Ostras, Silva Jardim, Casimiro de Abreu e Conceição de Macabu, Macaé e Carapebus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário