Ouvidoria do município implanta novo sistema eletrônico
2017-03-27 13:15:00 - Jornalista: Equipe Secom
Foto: Ana Chaffin
Novo sistema facilita a interface da população com o poder público
O sistema é focado na geração de relatórios mais completos e com interface amigável e foi desenvolvido pelos servidores Marcos Lemos e Dávisson Húdson. Lançado no último dia 24, após um processo de reestruturação, o sistema ganhou novas funcionalidades, que serão percebidas pelo usuário no formulário de acesso online.
A Ouvidoria Geral recebeu, em 2016, 4.916 manifestações da população, entre elogios, críticas e sugestões. Em 2017, até o momento, foram 1.444. O setor pretende, com a novo sistema, aprimorar o atendimento. "Recebemos um volume considerável de contatos seja por formulário online, redes sociais, pessoalmente ou por telefone. Seria mais burocrático e dispendioso gerenciar toda essa quantidade de demandas sem a infraestrutura de TIC de excelência da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Macaé", ressalta o ouvidor-geral, Eduardo Assis.
Por e-mail, cada demandante receberá senha e protocolo para visualização e acompanhamento das ocorrências de seu interesse. O sistema também dará melhores condições aos órgãos envolvidos de análise de relatórios e estatísticas de acesso, proporcionando o conhecimento sobre as demandas da população e abrindo caminhos para uma maior interação e gestão participativa.
O novo sistema conta com reorganização das informações por categoria, grupos, bairro, serviços e assuntos mais frequentes. Campos do formulário, anteriormente pouco acessíveis, ganharam novas funcionalidades e tratamento positivo no design e também na arquitetura da informação interna.
A TI da prefeitura tornou possível adaptar o Ouvisys 2.0 à realidade atual da gestão da rede de ouvidoria de Macaé, com base numa criteriosa comparação com grandes sistemas de ouvidora pública e privada, técnica chamada no mundo corporativo de benchmarking.
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