segunda-feira, 27 de março de 2017

Ouvidoria do município implanta novo sistema eletrônico

2017-03-27 13:15:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
um homem manuseando o computador
Foto: Ana Chaffin
Novo sistema facilita a interface da população com o poder público
A fim de tratar com maior agilidade as informações e questionamentos da população em geral, um novo sistema eletrônico de atendimento foi implantado pela Ouvidoria Geral da Prefeitura de Macaé. Trata-se do Ouvisys 2.0, desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do município. A ferramenta irá aprimorar o serviço do setor responsável pelo atendimento médio mensal de 500 demandas.
O sistema é focado na geração de relatórios mais completos e com interface amigável e foi desenvolvido pelos servidores Marcos Lemos e Dávisson Húdson. Lançado no último dia 24, após um processo de reestruturação, o sistema ganhou novas funcionalidades, que serão percebidas pelo usuário no formulário de acesso online.

A Ouvidoria Geral recebeu, em 2016, 4.916 manifestações da população, entre elogios, críticas e sugestões. Em 2017, até o momento, foram 1.444. O setor pretende, com a novo sistema, aprimorar o atendimento. "Recebemos um volume considerável de contatos seja por formulário online, redes sociais, pessoalmente ou por telefone. Seria mais burocrático e dispendioso gerenciar toda essa quantidade de demandas sem a infraestrutura de TIC de excelência da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Macaé", ressalta o ouvidor-geral, Eduardo Assis.

Por e-mail, cada demandante receberá senha e protocolo para visualização e acompanhamento das ocorrências de seu interesse. O sistema também dará melhores condições aos órgãos envolvidos de análise de relatórios e estatísticas de acesso, proporcionando o conhecimento sobre as demandas da população e abrindo caminhos para uma maior interação e gestão participativa.

O novo sistema conta com reorganização das informações por categoria, grupos, bairro, serviços e assuntos mais frequentes. Campos do formulário, anteriormente pouco acessíveis, ganharam novas funcionalidades e tratamento positivo no design e também na arquitetura da informação interna.

A TI da prefeitura tornou possível adaptar o Ouvisys 2.0 à realidade atual da gestão da rede de ouvidoria de Macaé, com base numa criteriosa comparação com grandes sistemas de ouvidora pública e privada, técnica chamada no mundo corporativo de benchmarking.

Nenhum comentário:

Postar um comentário