quarta-feira, 31 de maio de 2017

Educação firma parceria com as universidades no projeto 'Mãos à Obra Macaé'

2017-05-31 12:18:00 - Jornalista: Equipe Educação
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
PESSOAS SENTADAS AO REDOR DE UMA MESA DENTRO DE UMA SALA
Foto: Douglas Fernandes
Uma das possibilidades é a contratação, por empresas da cidade, de estagiários dos cursos de graduação
Representantes da UFRJ, UFF, IFF, Uenf e FeMASS se reuniram na Cidade Universitária na manhã desta terça-feira (30), para discutir os mecanismos que serão usados para que as empresas instaladas no município conheçam o potencial oferecido pela educação integrada de Macaé. O setor atua do Ensino Básico, Profissionalizante ao Superior. Esta é uma das propostas do programa "Mãos à Obra Macaé”, desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação.
No próximo dia 8 de junho, às 9h, na Cidade Universitária, a Secretaria de Educação e as Instituições de Ensino Superior (IES) apresentarão aos empresários as suas atividades de pesquisa e as possibilidades de interação entre os setores produtivos.

O secretário Guto Garcia explica que "Mãos à Obra Macaé” é uma grande parceria entre as universidades e as empresas, que vão ter o conhecimento sobre tudo que existe relacionado ao ensino superior em Macaé, seja público ou privado. "Uma das ações é que as empresas poderão contratar estagiários dos mais de 40 cursos de graduação existentes em Macaé", destaca o secretário.

O “Mãos à Obra Macaé” implementa ações de políticas públicas visando levar soluções de empregabilidade, melhoria na qualidade de vida da população e difusão do modelo de ensino superior como fomento do saber e do conhecimento em diversas áreas.

- A ideia é que no dia 8 as universidades mostrem aos empresários as suas atividades de pesquisa, abrindo as portas para criar mecanismos de integração, uma vez que muitas empresas ainda desconhecem o potencial que as universidades podem oferecer. Temos que trabalhar junto ao mercado produtivo para mostrar o potencial do capital intelectual existente em Macaé e sua capacidade de melhorar, de fato, a condição econômica do município através do conhecimento técnico e da implementação desse conhecimento na prática das empresas - destacou o secretário adjunto do Ensino Superior, Márcio Magini.

O município possui aproximadamente 18 mil estudantes, entre presenciais e a distância, e tem uma média de 600 doutores (profissionais com pós-graduação). Só a Cidade Universitária, gerida pela prefeitura, tem cerca de 5.300 estudantes em 18 cursos de graduação e seis de pós-graduação, das três IES que compõem o campus: a Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), municipal; e as federais UFF e UFRJ.

Participaram da reunião o secretário adjunto de ensino superior da Educação, Márcio Magini; a diretora da UFRJ, Arlene Gaspar; da UFF, Daniel Nascimento; do IFF, Marcos Antonio Cruz Moreira; a vice-diretora da FeMASS, Alda Canabarra; o professor da FeMASS, Felipe Cerchiareto, também representando a Empresa Junior Case da faculdade municipal; o diretor de Pesquisa e Extensão do IFF, Victor Miaro; o professor da Uenf, Fernando Moraes; e a diretora executiva da Incubadora Promelhor, Ana Maria dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário