terça-feira, 30 de maio de 2017

Governador pede união de prefeitos para recuperar cidades afetadas pelas chuvas

Encontro no Palácio República dos Palmares marcou o início da coleta de dados para a elaboração do Formulário de Informações do Desastre (Fide) a ser enviado ao Governo Federal

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
Renan Filho diz que hora é de maneira suprapartidária e colocar em primeiro lugar o interesse do povo alagoano, que está precisando muito do nosso apoioRenan Filho diz que hora é de maneira suprapartidária e colocar em primeiro lugar o interesse do povo alagoano, que está precisando muito do nosso apoio(Foto: Márcio Ferreira)
Texto de Severino Carvalho
O governador Renan Filho conclamou os mais de 30 prefeitos, reunidos na manhã desta segunda-feira (29), no Palácio República dos Palmares, a se unirem de forma ‘republicana e suprapartidária’ para prestar assistência às vítimas das chuvas e recuperar as áreas afetadas em todo o Estado. Ele ressaltou a importância do encontro, destinado à coleta de dados que subsidiarão a confecção do Formulário de Informações do Desastre (Fide), remetido, posteriormente, ao Governo Federal.


“O Estado está pronto para ajudar amplamente e nos casos específicos de cada cidade. Num momento de dificuldades como esse é preciso agir de maneira colaborativa, trabalhando todos juntos, de maneira suprapartidária e republicana, deixando de lado questões menores, provincianas e políticas, para colocar em primeiro lugar o interesse do povo alagoano, que está precisando muito do nosso apoio", conclamou Renan Filho.

A reunião foi convocada pelo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, conjuntamente com o governador, que recebeu os prefeitos no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares. Renan Filho presidiu a sessão e determinou a abertura de duas outras salas onde técnicos do Governo iniciaram a coleta de informações sobre os danos provocados pelas chuvas junto aos prefeitos.


“Essa reunião é muito importante porque vai possibilitar o preenchimento do Fide que será enviado ao Governo Federal e possibilitará a ampliação do decreto de situação de emergência, feito pelo Governo do Estado, inicialmente para duas cidades: Marechal Deodoro e Maceió. Outras serão incorporadas, a exemplo do Pilar, Jacuípe, dentre outros municípios", acrescentou.

O governador disse que o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho - que veio a Alagoas no domingo (28) junto com o presidente Michel Temer -, deseja reconhecer, o quanto antes, o decreto de situação de emergência em Alagoas em âmbito nacional.

"Eu coloquei para o presidente algo muito importante: governador, presidente da República e prefeitos têm que transformar as intenções em concretude para a população, transformá-las em ações imediatas. O presidente esteve aqui e eu falei que o ideal para materializar a intenção é editar uma Medida Provisória que permita a ação preventiva. Nós precisamos fazer obras de contenção de enchentes", enfatizou Renan Filho.

Ele afirmou que essa foi uma tragédia anunciada e que as enchentes vêm marcando a história de Alagoas há décadas. "Em 2010, o presidente Lula editou uma Medida Provisória para a reconstrução. Acredito que agora seja necessário editar uma MP para a prevenção, para a contenção de enchentes nos Vales do Mundaú, do Paraíba, do Jacuípe e do Camaragibe para contemplar, sobretudo, a Zona da Mata e o Norte de Alagoas", detalhou.

Além disso, Renan Filho afirmou que é necessário cuidar de Maceió, porque 250 mil alagoanos moram em grotas ou nas imediações destas. "Se esses 250 mil alagoanos formassem um município, este seria o segundo maior de Alagoas", comparou.

“Assim como o Governo do Estado faz com o Programa Vida Nova nas Grotas (Pequenas Obras, Grandes Mudanças), o Governo Federal precisa colocar recursos em contenção de encostas e em prevenção, de maneira mais ágil”, recomendou.

Após a fase de socorro às vítimas, inicia-se a etapa de assistência aos desabrigados e aos desalojados, feita conjuntamente pelo Estado, municípios e a União.

"O Governo do Estado se coloca à disposição para viabilizar os meios, ao lado das prefeituras, para que a gente minimize os impactos das chuvas. Já começamos a fazer isso com ambulâncias, médicos, água potável, com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. No domingo (28) coloquei todos os médicos militares que se apresentaram para trabalhar e vamos colocá-los também no Pilar e em outras cidades que estejam em situação de emergência, inclusive em Maceió, onde fortalecemos os plantões médicos das unidades hospitalares", citou.


Para o governador, a reunião desta segunda-feira (29) marca o início da reorganização das cidades afetadas pelas chuvas que atingem Alagoas há mais de uma semana e que deixaram mais de mil famílias desabrigadas, cinco mortos e quatro desaparecidos.

Limpeza e reorganização

Renan Filho garantiu que o Governo do Estado vai se transferir a todas as cidades atingidas pelas enchentes para ajudar na limpeza e no ordenamento dos municípios.

"Quando falo que o Estado vai, vão todas as secretarias e todos os órgãos. Vamos colaborar com a limpeza e reorganização das cidades. Sugiro que as prefeituras façam uma força-tarefa. O segundo passo importante é a 'Operação Volta pra Casa' para aqueles cujos imóveis não estão mais em risco. Quem não tiver condições de voltar, porque a casa caiu, vamos ter que dar uma solução definitiva. Isso fará parte do levantamento e do formulário que vamos começar a preencher hoje (segunda-feira)", explicou.

Além dos prefeitos, participaram da reunião o ministro do Turismo, Max Beltrão; o deputado estadual Francisco Tenório; secretários estaduais, além do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano Amaral; do coordenador estadual da Defesa Civil, Moisés Melo, dentre outras autoridades.

Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário