sexta-feira, 26 de maio de 2017

Manhã de serviços encerra programação da Semana do Bebê, neste sábado, 27

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 26/05/2017 16:23

  • / SEMANA DO BEBÊ / 26/05/2017 16:23

    No bairro da Sacramenta, alunos e professores participaram de uma caminhada pelos direitos das crianças


Uma manhã inteira de prestação de serviços e orientações voltadas para o atendimento das famílias, principalmente as crianças, vai encerrar oficialmente a programação da 6ª Semana do Bebê neste sábado, 27. As atividades serão realizadas no Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), na Avenida Nazaré.
A comunidade poderá contar com serviços como emissão de certidão de nascimento para crianças de até 12 anos; emissão de RG; passe fácil estudantil, sênior e especial; oficinas de brinquedos educativos e contação de histórias; orientação jurídica nas áreas trabalhista e de família; avaliação física e orientação nutricional para idosos, crianças e adultos; encaminhamento aos Conselhos Tutelares; vacinação contra gripe e febre amarela, além de corte de cabelo e limpeza de pele.
O público da Semana do Bebê poderá desfrutar também de manifestações culturais com as apresentações dos grupos da Escola de Dança Clara Pinto, grupos de Carimbó e também de Marujada. Outra atração será o Circo Mega show.

“Vai ser um resumo de tudo o que aconteceu durante toda a semana. Temas como abusos sexuais, gravidez na adolescência e alimentação, já que o tema principal foi o combate a obesidade infantil. Além disso, estaremos com o serviço de inserção no programa Bolsa Família, para aqueles que precisem”, acrescentou a Presidente da Funpapa, Adriana Azevedo.
Com o combate à obesidade infantil como tema central a 6ª edição da Semana do Bebê desenvolve ações com o objetivo alertar e orientar sobre direitos e garantias para o pleno desenvolvimento das crianças de zero a seis anos. Promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), a programação tem o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef).
“Nós montamos a programação da semana inteira com diversos profissionais da área da saúde, psicologia, com o objetivo de levar diversão e ensinamentos, tanto para esses profissionais, como para as crianças que acolhemos”, afirmou a Diretora do Espaço de Acolhimento Euclides Coelho Filho, Luzinete Silva.
Nesta sexta-feira, 26, profissionais da área de saúde participaram de atividades da Semana do Bebê no Espaço de Acolhimento Euclides Coelho Filho, que atende crianças com idades até 06 anos, abandonadas pelos pais. Entre as ações desenvolvidas esteve a shantala, técnica de relaxamento ensinada pela terapeuta ocupacional Izabela Negrão. “É uma técnica que aproxima o bebê de quem faz (a massagem). Traz a criança pro colo e pro carinho da gente. Certamente, é uma ferramenta que estreita essa ligação”, explicou Izabela, sobre uma necessidade importante das crianças. “Muitos chegam aqui raivosos e vão mudando o comportamento ao receberem amor. Essa é nossa principal recompensa”, ressaltou a Cuidadora Yzabela Azevedo.
Caminhada
Uma caminhada pelas ruas do bairro da Sacramenta marcou o encerramento das atividades da Semana do Bebê na Unidade de Ensino Integrado (UEI) da Sacramenta. “Nós estamos fazendo essa caminhada pra mostrar e evidenciar para as crianças e seus pais, a importância dos temas que são tratados. Obesidade infantil, vacinação, atividades físicas como recreação...”, frisou a Coordenadora da UEI Sacramenta, Edelra Nunes. Durante toda a semana os estudantes participaram de atividades sobre educação alimentar e cuidados com a saúde.
O estudante do Jardim II, Paulo Vinicius de Medeiros, de 5 anos, tem na ponta da língua as lições aprendidas durante a Semana do Bebê: “Fruta faz bem pra saúde e na escola nós aprendemos a comer e a gostar”, afirmou o menino fantasiado de “Super Gotinha”, pronto para salvar aqueles que precisam de vacinação e remédios.
Texto: Prefeitura Municipal de Belém
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário