quarta-feira, 31 de maio de 2017

Atividades da Semec incentivam a leitura na programação da Feira do Livro

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 30/05/2017 16:08

  • / EDUCAÇÃO / 30/05/2017 16:08

    Oficinas, teatro e brincadeiras fazem parte da programação da Semec na Feira do Livro


O acervo de mais de 200 exemplares no estande da Secretaria Municipal de Educação na XXI Feira Pan-Amazônica do Livro chama a atenção do público. O evento segue até domingo, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e centenas de visitantes são atraídos pela variedade de obras expostas pela Semec.
A esteticista Giselly Aires, 36, foi uma das que não resistiu aos títulos da Semec, onde disse que relembrou dos tempos de colégio. “É muito bom reviver o que tive de mais maravilhoso. Encontrei aqui o que dificilmente vemos em qualquer lugar, uma das edições mais antigas da história do Saci Pererê”, disse entusiasmada, sobre uma de suas leituras preferidas.
Enquanto a esteticista aproveitava o conto, cerca de 20 crianças participaram de perfomances literárias apresentadas para o público infantil. Outras usufruíram das brincadeiras do projeto “Poéticas quase invisíveis do lugar", desenvolvido por estudantes da Ilha de Caratateua e Cotijuba. “Nós envolvemos a comunidade em geral também, para que todos possam tornar-se protagonistas de suas próprias histórias”, destacou o técnico da Semec, Dionelpho Machado, ao esclarecer que o projeto trata do descobrimento e preservação do patrimônio histórico.  
Para a arquiteta Flávia Resque, 34, que aproveitou a manhã desta terça-feira, 30, para passear com a filha de um ano, a ação da prefeitura é benéfica para crianças e adultos. “A programação é diversificada e há livros para todas as idades e gostos”, disse a arquiteta com a filha entretida com livros de pano.  
“A programação resgata valores através da ampliação do conhecimento e do despertar de talentos antes desconhecidos”, avaliou.
Programação Cultural – na arena das artes, os alunos apresentaram performances como O Reizinho Mandão; A história de Monteiro Lobato;  Reconhecendo Belém através da Poesia; Poetas da Ilha; Corda grande do Círio e A visita do Pequeno Príncipe em Belém, entre outras. Houve ainda o recital “Poemas, eu faço”, tema do livro que será lançado durante a tarde desta quinta-feira, 20, pelos estudantes do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, em Icoaraci.
Caracterizado de Pequeno Príncipe, o estudante da Escola Paulo Almeida Brasil, Dyogo Rossi, 9 anos, se disse feliz por participar pela primeira vez da Feira do Livro. “Vou mostrar a todos o que aprendi na biblioteca da minha escola com as leituras”, afirmou entusiasmado.
De acordo com a coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares, Georgete Albuquerque, a programação da Semec foi pensada para públicos de todas as idades e envolve projetos de incentivo à leitura desenvolvidos desde 2013 na rede. “Aqui nós temos a oportunidade de mostrar os resultados obtidos através de crianças leitoras, que hoje se apresentam artisticamente, lançam seus próprios livros e desenvolvem bem a linguagem oral e escrita”, destacou.
Próximas atrações - A programação da Semec segue até o próximo dia 9, com apresentações teatrais, brincadeiras de estímulo a leitura e lançamentos de livros.  
Na quinta-feira, 1º, será lançado o livro “Brincando de Ser Poeta” dos alunos da Escola Avertano Rocha. Já na sexta-feira, 2, quem apresenta as obras são os alunos das unidades Pedro Demo, de Outeiro, e Nova Aliança, da Pratinha.  
Texto: Natasha Albarado
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário