terça-feira, 30 de maio de 2017

Prefeitura de Macaé comemora Dia Mundial sem Tabaco

2017-05-30 18:43:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto do encontro
Foto: Genimarta Oliveira
Fortalecimento da rede de atendimento amplia assistência integral ao usuário
Com o objetivo de promover a interação e o fortalecimento da rede de prevenção, promoção e cuidado, foi realizada na tarde desta terça-feira (30), a primeira reunião de parcerias intersetoriais no cuidado aos usuários de tabaco. A iniciativa faz parte do Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio).
De acordo com a Coordenadora da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, Solange Santana, neste primeiro momento está sendo feito o mapeamento de serviços que poderão contribuir para o fortalecimento da rede de atendimento. "Buscamos sensibilizar todos os parceiros e dispositivos de saúde para uma assistência integral ao usuário. Desta forma, incrementamos o projeto com atividades esportivas, culturais, terapêuticas, ampliando desta forma a possibilidade de cuidado", disse.

Participaram da reunião representantes de diversas secretarias municipais, da sociedade civil organizada e universidades. No encerramento, o Coral da Casa de Convivência fez uma apresentação.

Tabagismo

A coordenadora destaca que o tabagismo é uma questão de saúde pública, hoje o Ministério da Saúde gasta R$ 23 bilhões por ano com doenças relacionadas ao tabaco, o que representa 25% do orçamento destinado à saúde. "São cerca de 50 doenças, por isso a necessidade não só de tratar a doença, mas também tudo aquilo que favorece a manutenção do tratamento. Existem muitos fatores comportamentais, emocionais e psíquicos que estão envolvidos e precisam ser considerados", explicou Solange.

Em Macaé, a unidade de tratamento do tabagismo conta com equipe multiprofissional composta por enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e pneumologista.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O agendamento pode ser feito pelo telefone 2762- 0413 ou na sede da unidade, na Rua Visconde de Quissamã, 484, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário