quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

PREVENÇÃO

Prefeitura de Belém alerta a população para os riscos da maré alta

27/12/2017 11:55
Neste início de ano o risco de coincidência de maré alta com fortes chuvas pode ocasionar alagamentos em áreas baixas e que sofrem influência de canais. Para reduzir os impactos e alertar a população para possíveis danos, a Prefeitura de Belém está atuando no monitoramento das marés e na prevenção de acidentes, principalmente no distrito de Mosqueiro.
Agentes da Defesa Civil Municipal, da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), da Guarda Municipal de Belém e da Agência Distrital de Mosqueiro vão atuar de forma integrada em ações educativas e preventivas em vários pontos da ilha, como as praias de Porto Arthur, do Marahu, do Murubira, da Baía do Sol e Praia Grande. Caso seja necessário, o trânsito será desviado para evitar que os condutores tenham acesso a vias alagadas.
“Vamos alertar comerciantes da orla e frequentadores das praias sobre as prevenções necessárias nos dias e horários em que a maré estiver alta. Geralmente, quando o nível ultrapassa 3,6 metros é motivo de alerta, sobretudo se neste momento ocorrer chuva intensa”, esclarece Yan Miranda, coordenador da Defesa Civil Municipal. “As pessoas devem evitar tomar banho e circular nas orlas nos horários em que a maré estiver em alta”, orienta o coordenador.
No primeiro dia do ano em Mosqueiro a maré vai alcançar 3,8 metros de altura às 22h24, de acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha. Na terça-feira, 2, ela atinge 3,9 metros às 23h11. Até o domingo, 7, estão previstas pelo menos 13 ocorrências com marés acima de 3,5 metros. No início do mês de fevereiro a previsão é que a maré atinja 4 metros de altura em Mosqueiro.
Em Belém, a maré chega a 3,5 metros de altura nesta segunda-feira, 1, às 22h53. Na terça e quinta-feira, 4, a previsão é que ela alcance 3,6 metros às 23h41 e a 0h26, respectivamente. 
“Estaremos também com equipes orientando comerciantes do Ver-o-Peso, moradores do bairro do Marco e de áreas de canais que sofrem influência direta da maré. Vamos também utilizar as redes sociais para alertar o maior número possível de pessoas”, explicou Yan Miranda.
Comportas - A Prefeitura de Belém, por meio da Sesan, vem atuando na limpeza e manutenção preventiva de comportas e canais da cidade para evitar ou minimizar transtornos causados pela invasão das águas de maré. Os serviços de dragagem de canais e limpeza na rede de drenagem urbana são realizados de forma permanente durante o ano inteiro e intensificados nos meses que antecedem e coincidem com o período de chuvas mais frequentes. Estes serviços de limpeza contribuem para que, em casos de chuvas intensas, os canais tenham condições de acumular água da chuva, mesmo que a maré esteja alta. Além disso, a Sesan reforça a necessidade de parceria da população, para que evite jogar lixo e entulho nas ruas e canais, para reduzir o risco de entupimento da rede de drenagem.
Ações preventivas - Para evitar ou minimizar os transtornos causados pelas fortes chuvas à população, a Prefeitura de Belém vem investindo na prevenção de desastres e alagamentos na cidade com a instalação de pluviômetros em diferentes pontos. O equipamento meteorológico é usado para registrar a quantidade de chuva em determinado espaço de tempo e local.
A ação é uma parceria da prefeitura, por meio da Defesa Civil Municipal, com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Os aparelhos estão sendo instalados em Belém para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.
“Estamos coletando informações sobre áreas da cidade onde ocorre maior incidência de chuvas. Com esses dados poderemos intensificar já a partir de 2018 ações de monitoramento e prevenção para reduzir os danos para comunidades dessas regiões”, informou Yan Miranda.
Confira a tábua das marés do mês de janeiro, com as previsões para Mosqueiro e Belém:
- Mosqueiro:
Segunda-feira, 1 – Às 10h09, 3,6 metros; às 22h24, 3,8 metros.
Terça-feira, 2 – Às 11h02, 3,6 metros; às 23h11, 3,9 metros.
Quarta-feira, 3 – Às 11h56, 3,7 metros.
Quinta-feira, 4 – A 0h, 3,9 metros; às 12h49, 3,7 metros.
Sexta-feira, 5 – A 0h53, 3,8 metros; às 13h38, 3,6 metros.
Sábado, 6 – A 1h43, 3,7 metros; às 14h19, 3,5 metros.
Domingo, 7 – Às 2h28, 3,6 metros; às 15h04, 3,4 metros.
- Belém:
Segunda-feira, 1 – Às 22h53, 3,5 metros.
Terça-feira, 2 – Às 23h41, 3,6 metros.
Quarta-feira, 3 – Às 12h26, 3,4 metros.
Quinta-feira, 4 – A 0h26, 3,6 metros; e às 13h19, 3,4 metros.
Sexta-feira, 5 – A 1h13, 3,5 metros.
Sábado, 6 – Às 2h06, 3,4 metros.
Domingo, 7 – Às 2h58, 3,3 metros.
Por Lauro Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário