quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Rafael Diniz participa da criação da ZPE do Porto do Açu

Ao lado do presidente Michel Temer, o prefeito de Campos ressaltou a importância do desenvolvimento da região com a oficialização Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Açu.
 (Foto: Rafael Peixoto)
O prefeito Rafael Diniz participou nesta quarta-feira (27) da cerimônia de criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Açu, em São João da Barra. O decreto, que oficializa a 1ª ZPE do Norte Fluminense, foi assinado pelo presidente da República, Michel Temer; o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão; o ministro de Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira; e o deputado federal Júlio Lopes, no Porto do Açu.

Sempre em defesa do desenvolvimento regional, Rafael Diniz destacou a importância da ZPE do Açu no fortalecimento dos municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense.

— Desde que assumi o mandato, no início deste ano, buscamos conhecer a fundo este megaempreendimento que com certeza vai impulsionar o desenvolvimento não somente de São João da Barra e Campos, mas também do Estado do Rio de Janeiro. Estamos preparando a nossa cidade, reorganizando as contas, e oferecendo qualificação aos munícipes para que tenham oportunidade. Os municípios estão unidos para se reerguerem e crescerem  — ressaltou Diniz.

O presidente Michel Temer disse que a União será forte com Estados e Municípios desenvolvidos. "Mais que desenvolvimento regional, a Zona de Processamento de Exportação do Açu vai ligar o capital nacional com o estrangeiro", disse Michel Temer. 

O presidente da Prumo Logística, José Magela, enfatizou que o Porto do Açu é uma amostra de que o Brasil é um país que dá certo. "Fechamos o ano de 2017 com chave de ouro. Somos o maior polo logístico do Brasil e um dos maiores do mundo. Defendemos o desenvolvimento socioeconômico ambiental sustentável, é  maior base de apoio logístico offshore do país e a criação da ZPE nos dá segurança jurídica e fiscal".

Também participaram da cerimônia a prefeita de São João da Barra, Carla Machado; o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco; o Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Christino Aureo; e os deputados federais Paulo Feijó, Soraya Santos e Altineu Cortes.

A ZPE — Com área de 2 km², a ZPE estará localizada a 10 km do Terminal Multicargas (T-MULT) do Porto do Açu, e contará com infraestrutura viária terrestre para o transporte de diferentes tipos e tamanhos de cargas. Atualmente, com 500 metros de cais e aproximadamente 200 mil m2 de área alfandegada, o terminal está em operação desde 2016 e pode movimentar granéis sólidos, cargas de projetos, veículos e contêineres, entre outros.
Por: Anna Luiza Paixão - Foto: Rafael Peixoto -  27/12/2017 14:22:49

Nenhum comentário:

Postar um comentário