quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Time de futebol de amputados joga no sábado

Divulgação
O primeiro time de futebol de amputados do município se apresenta a partir das 16h no campo do Sport Rio
No próximo sábado, dia 24 de fevereiro, Rio das Ostras vai conhecer, oficialmente, o primeiro time de futebol de amputados do município. A apresentação será a partir das 16h, no campo do Sport Rio, no Jardim Campomar. O Faro – Futebol de Amputados de Rio das Ostras tem como a finalidade reintegrar as pessoas deficientes à sociedade por meio do esporte. 

Formado por atletas riostrenses, em sua grande maioria, o time tem como meta a participação em competições nacionais como a Copa do Brasil 2018, em abril; o Torneio Open do Nordeste, em junho; e o Campeonato Brasileiro, em setembro, além de torneios oficiais ainda a definir pela ABDF – Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Físicos, na modalidade de Futebol de Amputados. 

De acordo com o presidente do Faro, Angel Morote, o paraesporte tem colocado a esperança de uma vida melhor para aqueles que o praticam. “Para o Faro não há diferenças no esporte, embora haja ainda certos preconceitos por alguns que não enxergam corretamente o que é ser deficiente, seja qual for a deficiência enfrentada pelo ser humano. O futebol dos amputados cumpre seu papel, atuando na implementação de medidas que visem obter melhoria em sua condição de existência, mediante atuação esportiva junto a comunidade, família, entidades e aos poderes públicos, para ampliação da assistência, reabilitação, amparo, capacitação profissional e aproveitamento da mão de obra da pessoa com deficiência física. Assim é possível promover a sua plena integração e inclusão ! na sociedade”, disse o presidente que busca a parceria do poder público, empresários e da inciativa privada para patrocinar o time. 

Promover direta e indiretamente a inserção da pessoa com deficiência física no mercado de trabalho, por meio de ações de conscientização dos administradores públicos, empresários e pessoas físicas acerca das vantagens da empregabilidade do deficiente, é outro objetivo do Faro. “Cabe ressaltar a formação e qualificação profissional das pessoas com deficiência, por meio de cursos profissionalizantes ou firmando convênios educativos com outras entidades públicas e privadas", declarou Angel Morote. 

FORMAÇÃO - O time de Futebol de Amputados de Rio das Ostras - Faro foi fundado em 14 de abril de 2017 por deficientes físicos como grupo desportivo, sociedade civil de duração indeterminada e sem fins econômicos. Congrega número ilimitado de associados, sem distinção de origem, sexo, raça, nacionalidade, credo, idade ou opção política partidária. 

Atualmente, o grupo conta com 22 atletas, além da comissão técnica, composta por um treinador, preparador físico e massagista. 

Os interessados em participar, patrocinar, colaborar e ou fazer parte da instituição como do time podem entrar em contato com Ângelo, (22) 9 9920-3831(WhatsApp) 

www.facebook.com/farofuteboldeamputados 

E-mail: farofuteboldeamputados@hotmail.com 

TREINOS - Os treinos- jogos são realizados nas instalações do Sport Rio Campo Society(Flamenguinho), aos sábados, às 16h30, ao lado do Supermercado Extra, e segunda, às 19h, a cada 15 dias no Clube Comary; quartas, às 19h, no Rio das Ostras Futebol Clube; quintas, no Campo de Cidade Praiana, às 19h. 

REGRAS PARA O FUTEBOL PARA AMPUTADOS 

- O futebol para amputados é disputado em campo de futebol society, com dimensões mínimas de 60mX38m. 

- Cada equipe tem sete jogadores 

- O goleiro é amputado de um dos braços 

- Todos os atletas de linha são amputados de uma das pernas 

- As partidas são divididas em dois tempos de 25 minutos com intervalo de 10 minutos 

- Os técnicos podem pedir um tempo de um minuto para orientar seus atletas a cada etapa da partida 

- A muleta não pode tocar na bola de forma intencional 

- O goleiro não pode sair da área 

- O tiro de meta não pode ultrapassar o meio campo 

- O lateral é cobrado com o pé 

- Não há limite para substituições 

- Os jogadores substituídos podem voltar ao jogo 

- As demais regras não diferem das utilizadas pelo futebol tradicional

Nenhum comentário:

Postar um comentário