sexta-feira, 1 de junho de 2018

Tomatec planta mil pés de tomate na Baixada Campista nesta terça

Segunda unidade de plantio do programa será no assentamento Che Guevara, em Marrecas.
Por: Redação - Foto: Divulgação -  01/06/2018 - 09:13:41
 (Foto: Divulgação)
O projeto Tomatec segue com os preparativos para a segunda unidade de plantio, que acontecerá na terça-feira (05), no Assentamento Che Guevara, na localidade de Marrecas, na Baixada Campista. Nesta etapa, serão plantados mais 1 mil pés, assim como no primeiro plantio, realizado em abril. A semeadura das mudas foi realizada na Pesagro.

O Projeto, idealizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado do rio de Janeiro (Pesagro-RJ),  interlocução do Fórum de produtores rurais AgroNorte  e apoio da Prefeitura de Campos, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Município (Codemca), visa a produção de tomates de forma sustentável, garantindo a preservação do solo, o uso racional da água e o ensacamento do fruto que garante a sua proteção, sem a contaminação de defensivos.

Em Campos, o Tomatec foi lançado em novembro de 2017 e faz parte do programa “Caravana Campos para Além dos Royalties”, que visa reduzir a dependência do município em relação aos recursos dos royalties do petróleo, através da valorização das vocações locais e geração de empregos e distribuição de renda dentro do próprio município.

— O programa faz parte de uma das estratégias de fomento á agricultura, que é a principal vocação econômica do município. O cronograma engloba cinco unidades de plantio no município ainda este ano, já tendo sido realizada a primeira. Essa é uma iniciativa para a geração de renda no campo — disse Marcel Cardoso, vice presidente da Codemca. 

Primeiro plantio - O primeiro plantio do Tomatec aconteceu em abril, na Fazenda Santa Helena, na RJ-158 (Campos-São Fidélis), a 15 quilômetros do Centro e contou com a participação de 40 alunos da Escola Municipal Helena Machado de Oliveira.  Na ocasião, foram plantados mil pés da espécie “italiano” em uma área de 720m². A expectativa é de que a colheita dos frutos aconteça na primeira quinzena de julho atingindo a quantia de 10 toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário