sábado, 23 de junho de 2018

A 'Rua das Luzes' moscovita que atrai torcedores de todo o mundo

AFP / Natalia KOLESNIKOVATorcedores festejam na rua Nikolskaya
Aparentemente é mais uma rua de pedestres, que liga a Praça Vermelha à Praça Lubyanka, da sede do antigo serviço secreto KGB, mas a rua Nikolskaia se tornou, graças à Copa do Mundo, no ponto de encontro de torcedores de diferentes países.
Dia e noite, esta elegante artéria de Moscou, de 700 metros de comprimento e chamada por muitos de "Rua das Luzes" em razão de sua iluminação, é preenchida de cores com as bandeiras e camisetas dos torcedores, com a albiceleste dos argentinos, os típicos sombreiros mexicanos ou tunisianos tomando um café de forma descontraída.
"Em um dia normal, a rua Nikolskaia é muito tranquila", explica à AFP Armen, um estudante armênio que mora em Moscou, lembrando que esta é uma área de lojas de luxo, especialmente desde que em 2013 tornou-se uma rua de pedestres.
E o que levou torcedores de todo o mundo a transformar a Nikolskaia num ponto de encontro?
O colombiano Harold Castillo, um estudante de 22 anos, tem sua teoria: "Cheguei aqui por acaso. Estava andando em Moscou e vi estas luzes. Há outras ruas de pedestres, mas essa é magnífica".
As luzes são guirlandas luminosas suspensas a três metros de altura em grande parte da rua, o que lhe confere uma bela aparência, especialmente quando começa a escurecer. Mesmo antes do início da Copa do Mundo, já se via iranianos confraternizando com sauditas ou torcedores latino-americanos celebrando a grande festa do futebol nos estabelecimentos dessa rua.
Alguns torcedores deixaram Moscou para assistir aos jogos de suas equipes em outras cidades: os peruanos foram em grande número para Ekaterinburgo, onde na quinta-feira a sua equipe perdeu por 1 a 0 para o Peru, e os tunisianos viajaram para Volgograd para o jogo deste sábado contra Bélgica.
Mas o fervor futebolístico e o clima festivo da rua Nikolskaia permaneceu inalterado porque Moscou continua a ser o coração da Copa, com dois estádios, e com torcedores que circulam o tempo todo pelo centro da capital russa.
- Uma Torre de Babel -
AFP / Natalia KOLESNIKOVATorcedores egípicios festejam na rua Nikolskaia 
"É a rua dos torcedores (...) A que tem mais atmosfera, é uma rua de pedestres, que tem segurança e na qual não há risco", explica Mohamed Chaaben, engenheiro tunisiano de 28 anos sentado no terraço de uma cafeteria com seus amigos, com a bandeira de seu país atada ao pescoço.
Para os argentinos, a rua Nikolskaia é como um quartel-general improvisado ao ar livre.
"Disseram-nos que todos os argentinos se reuniam nesta rua", explica Santiago Saltiva, um vendedor de 42 anos que chegou a Moscou de sua cidade natal, Córdoba, e que tem um grupo no WhatsApp com outros torcedores argentinos, onde recomendaram este lugar.
"Esta rua é como a Torre de Babel", diz ele. "Aqui estão todas as nacionalidades, todos os países representados e todos falam em idiomas diferentes", afirma.
As autoridades de Moscou, que não previram que a rua Nikolskaia se tornaria tão claramente a favorita dos torcedores, tiveram que se adaptar a essa realidade.
Sanitários públicos portáteis foram instalados e foram retiradas as barreiras de acesso que nos primeiros dias bloqueavam a passagem para a parte superior da mesma.
Para os comerciantes, essa onda de visitantes é uma verdadeira bênção. Muitos decidiram ficar abertos 24 horas por dia durante a Copa do Mundo, contratando até "funcionários de outros estabelecimentos" para cobrir esses turnos extras, explica Maria Kuzina, funcionária de um café de uma grande rede moscovita.
"Previmos um aumento da clientela, mas tem sido muito maior do que o esperado", indica a jovem de 22 anos.
Até agora, e apesar do fato de o álcool fluir em um bom ritmo, os incidentes e problemas têm sido muito poucos.
Os vendedores ambulantes também apareceram na rua e a polícia está presente, discreta mas vigilante.
A festa da Copa do Mundo vai durar até 15 de julho, dia da final, neste lugar especial para os torcedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário