segunda-feira, 25 de junho de 2018

Parque Atalaia: estudo avalia ampliação da unidade de conservação

2018-06-25 16:34:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de pessoas sobrevoando o Parque Atalaia
Foto: Divulgação
Sobrevoo visa reconhecimento de novas áreas
O Parque Municipal do Atalaia, que atualmente tem 235 hectares, pode ter novas áreas adicionadas. Um estudo das secretarias de Estado e Municipal de Ambiente avalia possibilidade de ampliação da unidade de conservação em, aproximadamente, sete vezes o seu tamanho. Um sobrevoo de reconhecimento do entorno foi realizado com representantes dos dois órgãos. A ideia é a preservação de novas áreas.
De acordo com o estudo, são objetivos da ampliação do Parque Municipal do Atalaia: a preservação da Mata Atlântica; a proteção de animais e plantas nativas ameaçados de extinção; oferta de oportunidades de visitação e pesquisa científica; continuidade de serviços ambientais prestados na região. A medida também teria como consequência o aumento no repasse de ICMS ecológico.

O superintendente de Biodiversidade e Florestas da Secretaria de Estado de Ambiente, Fernando Mathias, reconheceu o potencial de novas áreas como, por exemplo, nascentes do Córrego do Ouro, cachoeiras do Salto e Fortuna, riquezas da flora e fauna e, também, aproximação com a Reserva Biológica União, facilitando a implementação de corredor florestal

"O voo oficial é de interesse público estadual e municipal. A iniciativa visou a proposta de reconhecimento de áreas para ampliação do parque e, também, monitoramento e fiscalização da unidade de conservação", afirmou o superintendente.

O Parque Atalaia está localizado a 27 quilômetros do Centro de Macaé, com 99% de Mata Atlântica preservada, sendo maior parte de vegetação de baixada. Foi criado em 1995 e regulamentado de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, pela lei 2563/2004.

O coordenador do Parque, o biólogo Alexandre Bezerra, destacou que no local é possível encontrar espécies da flora como Jequitibá, Vinhático, Figueira, Braúna, Pau-d’alho. Ele acrescenta que a fauna do Atalaia também é rica com cachorros do mato, furões, lontras, macacos bugios, papagaios, tatus, gambás, onça parda e outras.

Programações diversas

No último final de semana, o Parque Municipal do Atalaia recebeu o projeto Mães Orgânicas com a realização da Oficina de Pintura Intuitiva com tintas naturais. O evento contou com a participação de mães e crianças do grupo Motivados pelo Autismo Macaé (Mopam).

A unidade também contou com visita da universidade Stavanger (Noruega) em parceria com o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Ambiental de Macaé e Universidade Federal do Rio de Janeiro(Nupem/UFRJ). O encontro teve palestras, monitoramento de fauna e momentos de convivência com os visitantes.

E, para encerrar, a programação, foi realizado o Arraiá da Aventura com brincadeiras, comidas típicas, barracas temáticas, show de violão e voz.

Não precisa agendamento para visitas, somente para grupos acima de 15 pessoas, por meio do e-mail agendamento.atalaia@gmail.com. O telefone do Parque é 998049710.

Nenhum comentário:

Postar um comentário