sábado, 23 de junho de 2018

ENCONTRO EM SÃO PEDRO DA ALDEIA DÁ CONTINUIDADE AO PLANEJAMENTO DE AÇÕES DO “CIDADES EMPREENDEDORAS”

Por Gabrielly Costa em 21/06/2018
Imagem da Notícia:
Servidores da Prefeitura de São Pedro da Aldeia participaram de uma reunião com representantes do Sebrae/RJ para o acompanhamento das ações planejadas durante o Programa “Cidades Empreendedoras”. Contando com a participação do Vice-prefeito Mauro Lobo, o encontro aconteceu na última quarta-feira (20), na sede da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico. Destaque pela gestão comprometida com o desenvolvimento econômico da cidade, São Pedro da Aldeia foi escolhida pelo Sebrae/RJ para representar a Região dos Lagos na primeira edição do Programa, realizada em 2017.

O diretor de Desenvolvimento Econômico, Paulo Jorge Santos, falou sobre a participação do município no game. “Nós concorremos com grandes municípios e conseguimos um excelente desempenho, dentro das nossas possibilidades. Algumas metas não foram cumpridas na totalidade, mas esperamos cumprí-las agora. Queremos melhorar o que fizemos em Compras Públicas e pretendemos desburocratizar ainda mais a Sala do Empreendedor, por exemplo. Com isso, pretendemos aumentar o número de empresas na cidade”, declarou.


O encontro buscou reunir o Comitê Gestor, estabelecido no início do Programa e formado por servidores públicos e representantes de entidades, para decidir as ações a serem realizadas no município após o encerramento do game. Na ocasião, foram discutidas as temáticas trabalhadas, o direcionamento feito no “Cidades Empreendedoras” e o acompanhamento a ser realizado, além de eleger as prioridades da cidade a serem reforçadas nos serviços de consultoria.


De acordo com a consultora do Sebrae e condutora do Programa no município, Adriana Barreto, o encontro teve como objetivo debater as ações que foram planejadas no início de 2017. “Estamos retornando para verificar o interesse do município em seguir a mesma linha de planejamento nas ações dentro dos eixos temáticos, que foram priorizados no início da execução do Programa, ou pensar, estrategicamente, outras ações, que possam ser executadas na cidade até o final de 2018, que é quando finda o termo de adesão do município ao Programa ‘Cidades Empreendedoras’. É uma espécie de balanço que fazemos com os municípios participantes”, explicou. 


Dentre as diversas ações realizadas ao longo da execução do “Cidades Empreendedoras” merecem destaque a ampliação no espaço físico e novos atendimentos da Sala do Empreendedor; a atualização da Lei Geral e criação de um Plano de Compras; a parceria entre as Secretarias de Educação e Agricultura em prol da inserção, cada vez maior, dos produtos da agricultura familiar na merenda escolar, a fiscalização unificada e  o lançamento do serviço de alvará online.


Para o analista e gestor de Projetos do Sebrae, Ronald Silveira, São Pedro da Aldeia demonstrou ter condições de continuar  o desenvolvimento em prol das micro e pequenas empresas. “Esse primeiro encontro com o comitê gestor visa uma avaliação e o início de uma agenda de trabalho para alcançar os resultados que não atingimos. O jogo terminou com a nossa pontuação, porém, o legado maior é a execução das ações para benefício das micro e pequenas empresas. O município deixou bem claro que tem condições de fazer e que pode mais”, disse.

A primeira edição do “Cidades Empreendedoras” contou com a participação de 11 cidades do Rio de Janeiro e funcionou em formato de game, em que os municípios competiram em tempo real e foram classificados por seu desempenho. Buscando melhorar o ambiente empresarial das regiões, cada município escolhido criou um comitê gestor para deliberação e aprovação das ações a serem implantadas no território.

Também estiveram presentes no encontro os secretários de Fazenda, Carlos Ronan Marinho, e de Urbanismo e Habitação, Liane Martins, a secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá, e representantes das Secretarias de Administração e de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário